Jornada na UPF promove troca de experiências na área de Ciências Agrárias

Evento reafirma o projeto de internacionalização do PPGAgro e ocorre nesta semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A inserção de acadêmicos em centros internacionais avançados de pesquisa e a troca de conhecimentos entre estudantes e docentes vindos do exterior estão entre os desafios da pós-graduação brasileira. A Universidade de Passo Fundo (UPF) está atenta a esta questão e tem investido para ampliar as parcerias. O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da UPF e a Escuela de Posgrado da Facultad de Ciencias Agrarias da Universidad Nacional de Rosario (FCA-UNR), da Argentina, dão mais um passo no sentido de fortalecer a cooperação. Nesta semana, entre 04 e 06 de novembro, as instituições promovem a 1ª Jornada Binacional de Jovens Cientistas Brasil-Argentina. O evento, que tem como local o auditório do PPGagro/UPF, objetiva divulgar as atividades promovidas pelas duas Universidades para a comunidade acadêmica, representantes de empresas, de agências de fomento e interessados.

Entre os destaques da programação estão explanações sobre as linhas de pesquisa e macroprojetos realizados no PPGAgro e Escuela de Posgrado FCA-UNR, exposições de pôsteres de trabalhos e visitas técnicas. A programação deseja também articular ações integradas entre os programas de pós-graduação para o fortalecimento da parceria acadêmica entre Brasil e Argentina.

Um caminho sem volta
O PPGAgro mantém parcerias com instituições brasileiras e do exterior, destacando-se em nível nacional diferentes unidades da Embrapa, UFRGS, Universidade de Blumenau, UFSM e Agroalpha. Já internacionalmente, mantém cooperação com a Universidad Nacional de Rosario, e, mediante projeto Cefecub/Capes, com a Universidade de Poitiers (França) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. Na opinião da coordenadora do PPGAgro, Dra. Simone M. Scheffer Basso, a internacionalização é um caminho sem volta, e conta com grande empenho da Capes neste sentido. “Temos estimulado os alunos a se capacitar em relação a idiomas para que possam usufruir de editais e bolsas internacionais. Alunos e docentes com possibilidade de estudar um período no exterior têm contato com novas metodologias de pesquisa, estabelecem contatos para o seu futuro e motivam convênios”, sintetiza.

O convênio com a FCA-UNR, por exemplo, já permitiu que uma mestranda e três doutorandas da UPF fizessem estágio sanduíche na Argentina. “O PPGAgro possibilitou que essas alunas compartilhassem de pesquisas na UNR, realizassem análises moleculares, morfológicas e agronômicas em laboratórios de excelência internacional”, observa a professora Simone. Além disso, a instituição argentina enviou vários docentes para ministrar disciplinas no PPGAgro e outros atuaram em bancas de qualificação, defesa de dissertação e tese e como coorientadores de trabalhos. Ainda, missões de trabalho e de estudo foram desenvolvidas, com viagens de docentes do PPGAgro para Rosário e vice-versa.

Informações
Toda a programação e mais detalhes sobre a 1ª Jornada Binacional de Jovens Cientistas Brasil-Argentina podem ser obtidas no sitehttp://www.upf.br/jornadabinacional.

Gostou? Compartilhe