O acumulado de chuva na madrugada desta terça-feira (04) superou os 16% de todo o volume de chuva esperado para o mês de novembro. Em apenas uma hora, entre 5h e 6h, choveu 22mm. A chuva foi acompanhada de descargas elétricas, mas não houve rajadas de vento fortes. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio. A chuva deve retornar apenas na sexta-feira.
Apesar de as previsões indicarem possibilidade de chuva para todo o último final de semana o acumulado foi de apenas 3mm no sábado e no domingo. A semana iniciou com muito calor e temperatura máxima que chegou aos 31ºC na segunda. Durante o dia houve a formação de nuvens que causaram a chuva da madrugada de terça-feira. Conforme Sampaio no período de apenas uma hora o volume acumulado de chuva foi de 22mm que representa pouco mais de 16% da média esperada para o mês que é de 132mm. A chuva foi acompanhada de fortes descargas elétricas. “A chuva forte pode ter sido causada por uma grande nuvem que cobriu uma grande área. Tivemos uma segunda feira muito quente e as nuvens foram se formando. Ainda na noite de segunda podia se observar relâmpagos”, complementa.
Semana
Na quarta-feira o céu deve ficar encoberto passando a nublado. A temperatura mínima deverá ficar em torno de 16ºC e a máxima pode chegar aos 26ºC, mas não deve chover. Na quinta-feira o dia fica parcialmente nublado a nublado, também sem chuva, a mínima fica em 14ºC e a máxima permanece em 26ºC. Já na sexta-feira, o dia deve ser instável com pancadas de chuva por vezes forte e descargas elétricas. Essas condições não devem permanecer durante o final de semana. “No domingo as máximas voltam a ficar próximas dos 30ºC”, explica Sampaio.