Sonda capta ruídos de cometa

Astronomia: áudio divulgado intriga cientistas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta quarta-feira, depois de mais de uma década viajando pelo espaço, a sonda robótica construído pela Agência Espacial Europeia fez da primeira vez aterragem suave de uma nave espacial em um cometa. Um dia depois, a divulgação de um áudio, gravado no cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko está intrigando cientistas e internautas ao redor do mundo.

Missão

A sonda está prevista para enviar imagens a partir do seu local de pouso, chamado Agilkia. Estas serão as primeiras imagens já feitas da superfície de um cometa. Philae também irá perfurar a superfície para estudar a composição do cometa. Com a sua bateria primária, Philae permanecerá ativo na superfície por cerca de dois anos e meio. Nave-mãe de Philae, a sonda Rosetta, permanecerá em órbita ao redor do cometa até 2015. A sonda continuará trazendo estudos detalhados como o cometa se aproxima do Sol e depois se afasta.

Além de sua merecida reputação como belos objetos cósmicos, os cometas podem conter pistas vitais sobre a história de nosso sistema solar. Eles são considerados blocos de construção primitivos que são literalmente congelado no tempo. Os cometas podem ter desempenhado um papel em "semear" a Terra com água e, possivelmente, os ingredientes básicos para a vida.

Ouça o som

 

Gostou? Compartilhe