O Programa Plantando em Casa, criado há quase um ano pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria do Interior, tem a intenção de auxiliar famílias na construção e manutenção de hortas domésticas. O programa atendeu até o momento 916 famílias com a distribuição de kits de sementes. Além disso, já foram realizadas mais de 270 visitas técnicas.
Para o comerciante Albino Moretto, morador do Bairro Victor Issler, as orientações repassadas pela equipe do programa foram fundamentais para o plantio de cerca de 2 mil mudas no quintal de casa. “Trabalho com o plantio de mudas há cerca de dois anos. Depois da visita dos técnicos da Secretaria do Interior, a produção melhorou muito. Agora sei exatamente a posição solar correta e o tipo de sementes que dará melhor resultado”, salientou Albino, que vende a produção de espécies como alface, chicória, tomate, batata-doce, pepino e tantas outras para mercados e verdureiras da cidade.
O Plantando em Casa atende também entidades do município, como a APAE. As equipes do programa realizam encontros com os usuários da instituição e com pais dos alunos, orientando e dando dicas de como cultivar alimentos saudáveis com técnicas fáceis e eficientes. Além da APAE, o programa atende ainda o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Recibela (Associação de Recicladores Parque Bela Vista) e o Grupo de Mulheres em Busca da Vitória da Vila Bom Jesus, além de algumas escolas.
As orientações são prestadas para a realização de hortas verticais e horizontais. Segundo informações da secretária municipal do Interior, Liliane Rebechi, a ideia do programa é atingir toda a população de Passo Fundo, direta ou indiretamente. “Nosso objetivo é incentivar um hábito alimentar mais saudável e contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, destacou Liliane.
Durante as visitas técnicas realizadas pela equipe responsável pelo programa, são passadas orientações sobre a escolha do local ideal para o plantio, as sementes indicadas conforme o tipo de solo e posição solar, além da importância da rotação de culturas para evitar doenças fúngicas e pragas.
De acordo com o gerente do programa, Juarês Baltazar dos Santos, existe atualmente uma carência muito grande de alimentos como hortifrútis na cidade, já que são produzidos apenas 4% do consumo no município. Juarês informa também que a Secretaria do Interior está trabalhando na construção de uma horta no CRAS III, do Bairro Planaltina. “A partir da semana que vem, o local onde será feita a horta será cercado por uma empresa que é parceira do programa. O plantio e o cultivo de espécies servirá para desenvolver oficinas para os usuários do CRAS e para toda comunidade do bairro”, explicou.
Quem tiver interesse em solicitar sementes para plantio em casa ou necessitar de assistência técnica deve entrar em contato com a Secretaria do Interior através do telefone (54) 3311-1193.
Plantando em Casa: programa já atendeu mais de 900 famílias
· 2 min de leitura