Começa as atividades da Semana da Consciência Negra

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde desse sábado (15), a comunidade de Passo Fundo inciou as ações da Semana Municipal da Consciência Negra. Diversas entidades estiveram reunidas na Escola Anna Willig para celebrar a boa convivência entre os povos.


A Semana da Consciência Negra tem como foco promover a conscientização por meio da cultura, ampliar o debate sobre o povo afrodescendente, sensibilizando a comunidade para suas demandas, e valorizar as expressões culturais que fazem parte da constituição da sociedade.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, a data foi escolhida por conta do dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O mês de novembro lembra a resistência do povo negro à escravidão. 


A estudante da 4ª Série, Evelin Pinheiro, diz ter gostado imensamente das atividades. “A nossa turma realizou diversos trabalhos, pintei um quadro chamado o Mundo Afro. É muito importante conhecer a história do nosso povo”, contou.

As atividades de abertura da semana foram agraciadas com a apresentação do Grupo Alforria Grupo Alforria Confraria de São Miguel e do Grupo de Dança Atitude da Escola Anna Willig, além de palestra sobre a Marcha das Mulheres Negras, ministrada por Simone Cruz, e visitação da VII Mostra Cultural da Consciencia Negra da Escola Anna Willig.

As ações da Semana da Consciência Negra tem o trabalho da Prefeitura de Passo Fundo, através das  coordenadorias da Mulher, Juventude e Igualdade Racial, além do apoio do trabalho da Associação Cultural de Mulheres Negras do Rio Grande do Sul, Universidade de Passo Fundo (UPF), Grupo de Relações Étnicos Raciais, Instituto IFSUL e Escola Estadual Anna Willig.

Gostou? Compartilhe