Chamado afetivamente de Mundo da Leitura, o Centro de Referência em Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo (UPF) tem nessa denominação a essência do trabalho que desenvolve. O projeto estimula vivências de leitura numa perspectiva inovadora e multimidial, em que o livro de papel é apenas uma das possibilidades. Pelo seu histórico de atuação e afinidade com os objetivos do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), o projeto, em atividade há 17 anos, foi selecionado pelo Ministério da Cultura (Minc) para receber o Prêmio Leitura para Todos. Mais de 200 projetos de todo o Brasil se inscreveram à premiação, em dinheiro, concedida a 30 dessas propostas, duas delas gaúchas.
O Mundo da Leitura estimula estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, bem como outras pessoas interessadas, a se envolverem com as diversas formas de leitura: textos literários, não literários, em diferentes suportes, e manifestações artísticas, como pintura, música e teatro. Conforme a professora Dra. Tania Rösing, coordenadora do Centro e das Jornadas Literárias de Passo Fundo, o público do Mundo da Leitura é composto, em sua maior parte, por estudantes, considerando que as escolas são espaços de formação de leitores. “Precisamos aproveitar a capilaridade das escolas. Atuando dessa forma, envolvemos professores, alunos e suas famílias”, explica. O Mundo da Leitura recebe visitantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 2014, até o mês de novembro, o espaço recebeu aproximadamente 2.000 pessoas.
As Jornadas Literárias, realizadas há 33 anos, são reconhecidas nacional e internacionalmente como movimentação cultural pela formação de leitores. O Mundo da Leitura é um de seus desdobramentos, e possui espaço físico junto à Biblioteca Central da UPF. O local abriga acervos de diferentes naturezas: livros, livros infantis e juvenis, revistas, periódicos científicos, CDs, DVDs, audiolivros, histórias em quadrinhos, fantoches, caixas de microespetáculos e computadores conectados à internet. O acesso da comunidade é livre e gratuito.
Para formar leitores e mediadores de leitura, o Mundo da Leitura utiliza diferentes estratégias, como o empréstimo de sacolas com livros para professores, o Grupo de Contadores de Histórias e a elaboração de roteiros de práticas leitoras para escolas. O programa Mundo da Leitura na TV também se originou no Centro. As aventuras do gato Gali-Leu estão no ar há mais de 10 anos, inicialmente pela UPFTV e TVE, para todo o estado, e hoje também pelo Canal Futura, com exibição nacional, e Globo Internacional, que abrange mais de 100 países. A ampliação e aprimoramento dessas iniciativas serão possíveis com o prêmio de R$ 50 mil concedido pelo Minc.
Tania destaca que esses esforços vêm apresentando bons resultados, mas a formação de leitores é um processo que não se esgota. “Não somos ilha, estamos inseridos num contexto local, regional, estadual e nacional, onde existe a necessidade de continuar o projeto intensivo de formação de leitores multimidiais. As necessidades mudam e se ampliam”, argumenta a professora.
Mundo da Leitura conquista prêmio
· 2 min de leitura