Promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria da Educação, o evento pretende discutir cinco temas em torno dos desafios da educação inclusiva no país: direitos humanos; educação ambiental; educação inclusiva; educação étnico – racial; e educação indígena.
De acordo com a coordenadora geral de Educação, Marla Debastiani Maffi, o seminário é de grande importância porque pretende debater de forma ampla as necessidades da educação inclusiva. “Este é um momento para refletir e discutir acerca dos desafios que os educadores precisam enfrentar de uma forma geral em relação à educação inclusiva e ao direito à diversidade. Além disso, estamos muito felizes recebendo nesta semana professores de muitos municípios. Esperamos que este aprendizado possa contribuir de forma prática no trabalho de cada participante deste evento”, declarou.
Profissionais de 74 municípios do Estado participam do seminário, que contará com 15 palestrantes vindos de todo o país até a próxima sexta-feira (21). Na palestra de abertura, com o doutor em sociologia, Marcos Rolim, foi abordada a educação para os direitos humanos e cidadania, além da violência nas escolas e bullying. O palestrante afirmou que a educação deve ser para todos. “Não há motivo para crianças com deficiência serem apartadas das demais, mas é preciso que a inclusão aconteça de fato. Por outro lado, a inclusão deve ser vista também como aspecto pedagógico, ou seja, é importante que alunos que não apresentam deficiência convivam desde cedo com o diferente. Assim, será mais fácil conviver e respeitar os demais”, salientou.
Durante o seminário acontecem apresentações artísticas de diversas escolas de Passo Fundo, apresentações de teatro, relatos de experiências, debates sobre os cinco temas propostos e oficinas, além das palestras.
Para o secretário da Educação, Edemilson Brandão, a educação inclusiva e o direito à diversidade não significam apenas o aluno com deficiência frequentar a escola tradicional e sim, ter as suas necessidades atendidas. “O aluno precisa de um discurso voltados às suas necessidades. É preciso desenvolver uma metodologia que seja capaz de realizar a inclusão de verdade, por isso é importante haver esta interlocução e a divulgação dos temas relacionados à diversidade” esclareceu Edemilson.
De Passo Fundo, participam do seminário professores da rede municipal e estadual, além de profissionais da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O seminário acontece na IMED nos turnos da manhã e tarde.
Passo Fundo realiza 1º Seminário de Educação Inclusiva
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