Reforçando seu papel de empresa pública comprometida com a promoção da cidadania, a Corsan tem desenvolvido diversas ações de grande impacto social. Essa linha de atuação rendeu à Companhia o Troféu Destaque RS na categoria “Entidades Governamentais” do Prêmio Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. A cerimônia de premiação na sede do Legislativo estadual, quinta-, 13. “Esse é um reconhecimento muito importante para o trabalho da Corsan, que tem uma enorme inserção na vida do povo gaúcho. Além de garantir saneamento público a 320 municípios, a maioria de pequeno porte, promove ações que qualificam a vida das comunidades, fortalecendo o tecido social como um todo”, comemorou o diretor-presidente da Companhia, Arnaldo Dutra.
A premiação da empresa deve-se ao conjunto de iniciativas e programas referentes ao trabalhador e aos usuários. Entre eles, figuram o Jovem Aprendiz, o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), ampliação de redes para pequenas comunidades, isenções comerciais aos municípios em situação de emergência pelas enchentes de agosto de 2013, doações aos Fundos Municipais do Idoso, subsídio social a famílias de baixa renda e as ações socioambientais. Para o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Alexsander Pacico, o prêmio é o reconhecimento do trabalho que a Corsan desenvolve na área social. “Nós somente externamos para as pessoas o que já fazemos há muito tempo”, afirmou. Essa foi a 15ª edição do Prêmio Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa.
Ações desenvolvidas
Confira as iniciativas que levaram a Companhia a vencer em sua categoria:
Programa Jovem Aprendiz: ao todo 275 meninos e meninas de 14 a 24 anos, procedentes da Fase e dos Territórios de Paz, já estão sendo integrados às ocupações administrativas na Companhia. A Corsan foi o primeiro órgão público do Estado que abriu a possibilidade para que esses jovens fizessem o curso completo – parte teórica e prática –, o que lhes dá maiores chances de ampliar conhecimentos e se profissionalizar, possibilitando um processo digno de inclusão. Por isso, tornou-se exemplo para o setor público do Estado e está atraindo o interesse no país.
Ampliações de rede: a Corsan ampliou redes no Estado inteiro, levando água às comunidades e famílias que vivem mais distantes dos centros urbanos. Como exemplo, a localidade de Beira do Rio, no município de Taquari, onde para o atendimento de 50 famílias foram implantados dez quilômetros de rede de abastecimento. Há anos essa obra era um anseio da comunidade, com a falta de água dos poços no verão. Além disso, os moradores estavam expostos à contaminação do lençol freático com defensivos agrícolas. Quando vai abastecer uma pequena comunidade, a Corsan não tem como regra mestra o lucro financeiro e sim o retorno social.
PPA: disponibilizado aos empregados que estão se desligando do quadro funcional em virtude de aposentadoria, o Programa de Preparação para a Aposentadoria objetiva capacitá-los para elaborar um projeto de vida na nova fase.
Ações socioambientais: várias são as iniciativas na área do meio ambiente. O Programa Socioambiental é parte integrante de projetos com recursos de financiamento. É realizado conforme o porte do investimento, considerando o impacto ambiental e social que o empreendimento provocará na sua região de abrangência. Entre as demais iniciativas nessa área, destacam-se o Programa Interno de Coleta Seletiva, a Estação das Águas, a formação e a atuação dos multiplicadores ambientais, Verão Numa Boa Corsan e o Meio Ambiente na Escola.
Corsan recebe prêmio de responsabilidade social
· 2 min de leitura