Desde o final de semana, o que vem marcando o clima na região Norte é a baixa umidade relativa do ar, que ficou em 15% nesta terça-feira (18). Índices a partir de 12% ou menos já são considerados situação de emergência, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Porém, a situação melhorou um pouco na tarde de ontem (19), quando o aumento da nebulosidade devido à entrada de uma frente fria ajudou a aumentar também a umidade relativa do ar, que subiu para 30%.
Essa mesma frente fria continua avançando e atuando hoje (20). De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a quinta-feira será de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva por vezes forte e localizadas. “Podem ocorrer trovoadas e podemos ter rajadas de vento moderadas. A sexta-feira (21) fica igual. As manhãs serão de temperatura mínima de 16ºC e a máxima não passa dos 28ºC”, comenta.
O sábado ainda será de chuva, mas o tempo pode melhorar no decorrer do período. As temperaturas seguem semelhantes às de quinta e sexta-feira, com mínimas em torno de 16ºC e máximas chegando aos 28ºC. No domingo (22), conforme Sampaio, devido à presença de um ar mais seco o dia pode ficar parcialmente nublado a nublado, mas não tem previsão de chuva. A segunda-feira (24) também não tem previsão de chuva, mas as temperaturas voltam a subir a máxima já pode chegar aos 31ºC.
Chuvas em novembro
No mês de novembro as chuvas estão apresentando comportamento dentro da média. Até agora foram registrados 68 milímetros, o que representa 52% da normal histórica. A partir de hoje e até amanhã a chuva deve atingir todo o estado do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva forte e temporal localizado, acompanhados de descargas elétricas, segundo o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS).
Quinta-feira deve ser de chuva forte
· 1 min de leitura