Bonecas envoltas em pequeninas mãos e delicados braços são cenas bastante comuns do cotidiano infantil. Contudo, a afetuosidade do gesto ganhará novos contornos de emoção, nas noites de Cantata Natalina. O toque que naturalmente denota zelo e amor será também símbolo de esperança, durante os espetáculos evangelizadores que serão apresentados em Passo Fundo e Carazinho, a partir desse sábado. Isso porque, a história de fé do nascimento do Deus menino será interpretada por crianças.
Ao todo, cerca de mil delas estão envolvidas nas noites de emoção que são realizadas pelo oitavo ano consecutivo. Além de representar os personagens da narrativa na qual “Deus se faz criança”, elas também dão o tom do espetáculo que se propõe a cantar o Natal. São, pelo menos, 400 coralistas que emprestam suas vozes às canções a partir das quais o roteiro, que ainda compreende dança, artes cênicas e técnicas circenses, se desenvolve.
Algumas das canções já são bastante conhecidas do público, afinal identificam o evento que já foi assistido por aproximadamente 190 mil pessoas, nos anos anteriores. Outras, porém, serão prestigiadas pela primeira vez por aqueles que procuram encantamento, em frente aos Colégios Notre Dame. São dez as novas músicas incorporadas ao roteiro dessa edição da Cantata Natalina, explica a Coordenadora Artística, Ir. Mirtes Roman. Todas elas têm em comum a grande afinidade com o tema do espetáculo: “Criança”, que foi escolhido por personificar os ensinamentos divinos que são recordados a cada Natal, conforme justifica Coordenadora da Cantata Natalina, Ir. Maria Pin.
Fé, cuidado, amor, solidariedade e união são valores que permeiam os 22 quadros artísticos da narrativa apresentada nas noites de 22 de novembro, 06 e 13 de dezembro, em Passo Fundo, e em 29 de novembro, em Carazinho. Ela principia na criação do mundo e culmina com o renascimento da esperança, no nascimento de Jesus Cristo. Afinal, a obra da criação era originalmente perfeita, assim como é o mundo dos sonhos de uma criança, comenta o Coordenador Artístico da Cantata, Vanderlan Lima. Porém, na realidade, o mundo não está perfeito como foi criado: há desarmonia, violência, abandono, desunião. Essas são questões retratadas na profusão de artes do espetáculo evangelizador, através da perspectiva infantil. Sem perder seu viés esperançoso, contudo, ele lembrará que somos capazes de iluminar de esperança essa triste perspectiva, retomando valores e vivenciando-os. Pois é essa luz que o Natal simboliza para a humanidade, já que nele Deus ganhou forma humana e viveu entre nós.
O espetáculo desse sábado tem início às 21h, com pré-apresentação a partir das 20h10min. Para a sua realização, o trânsito entre as ruas Teixeira Soares e 10 de Abril estará interrompido, entre as 18h e as 23h.
#cantatanatalina2014
O olhar do espectador; a perspectiva dos artistas nos bastidores; a preparação dos voluntários: as publicações identificadas com #cantatanatalina2014 em mídias sociais como Instagram e Twitter serão replicadas no site do evento. O endereço www.cantatanatalina.org.br ainda vai exibir as apresentações em tempo real.
Wi-Fi Livre na Praça Notre Dame
A fim de facilitar essa interação com o público, toda a Praça Notre Dame, local onde os milhares de espectadores se reunirão para prestigiar o encantamento de Natal, terá internet Wi-Fi livre disponível para conexão.
Primeira apresentação é neste sábado
· 2 min de leitura