Conselho Arquidiocesano de Passo Fundo realiza avaliação anual

Assembleia da Ação Evangelizadora discutiu as ações para 2015, Ano do Cuidado com a Vida

Por
· 1 min de leitura
Cerca de 140 pessoas participaram da Assembleia da Ação Evangelizadora da Arquidiocese, realizada no último sábado em Passo FundoCerca de 140 pessoas participaram da Assembleia da Ação Evangelizadora da Arquidiocese, realizada no último sábado em Passo Fundo
Cerca de 140 pessoas participaram da Assembleia da Ação Evangelizadora da Arquidiocese, realizada no último sábado em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho Arquidiocesano de Passo Fundo realizou no último sábado (22) a Assembleia Arquidiocesana da Ação Evangelizadora na Casa de Retiros, em Passo Fundo. O encontro foi aberto com a celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo, dom Antônio Carlos Altieri, com com a participação de cerca de 140 pessoas, representantes das 53 paróquias e das pastorais, movimentos e organismos arquidiocesanos.

Um dos principais objetivos da assembleia foi avaliar e planejar a caminhada da arquidiocese, no processo previsto pelo 16º Plano de Pastoral para o triênio 2013-2015. O encontro iniciou com a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo, dom Antonio Carlos Altieri. Na ocasião, dom Altieri acolheu os presentes e reforçou de forma especial a importância dos diáconos permanentes e transitórios para a animação das comunidades. O arcebispo lembrou também do Sínodo da Família e afirmou que o Plano de Pastoral precisa ser visto pelos fatos e pelo bem que faz através de coisas concretas.

Na avaliação que buscou confrontar os resultados desejados com os resultados alcançados no Ano da Juventude, vivido em toda a arquidiocese em 2014, as áreas pastorais apresentaram os principais destaques no trabalho da evangelização juvenil nas paróquias. Entre os frutos destas ações, foram ressaltados o despertar da juventude para a Igreja, a integração, fé, esperança, unidade, atuação e o ato de semear.

Segundo o jovem Davi Rodrigues da Silva, que auxiliou no planejamento das propostas para este ano, o olhar prioritário para a juventude tinha como objetivo “sensibilizar para a realidade juvenil, a fim de nela e por ela perceber a ação de Deus no mundo, o Divino que habita no jovem”. Davi observou ainda outras atividades desenvolvidas pela arquidiocese durante este ano, como a produção do Caderno de Formação nº 22, Juventude Anúncio da Boa Nova e os diversos encontros ocorridos nas paróquias e áreas pastorais. Lembrando o Papa Francisco, afirmou: “O jovem é a janela por onde a novidade entra no mundo”.

Ainda no desafio de avaliar 2014, padre Joselio Azevedo realçou os diversos locais visitados pelos jovens por ocasião da peregrinação da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Entre eles hospitais, presídios, escolas, APAE’s e CASE’s. Para ele, ainda ficam os desafios da constituição da pastoral da educação na arquidiocese e da continuidade do trabalho de evangelização da juventude nas paróquias e comunidades.

Planejamento

A parte da tarde na assembleia foi dedicada especialmente ao planejamento de 2015, o Ano do Cuidado com a Vida na arquidiocese. Entre diversas expectativas, desafios e esperanças, algumas ações já estão programadas, como a 38ª Romaria da Terra, que acontece em David Canabarro no dia 17 de fevereiro.

 

Gostou? Compartilhe