Dia D em Passo Fundo

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo segue até a sexta-feira (28)

Por
· 1 min de leitura
Sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo, que iniciou no dia 8 deste mêsSábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo, que iniciou no dia 8 deste mês
Sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo, que iniciou no dia 8 deste mês
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

- Não dói nada, filho. – Antecipou Renata de Moura Caetano, mãe de Gabriel de três anos e meio, se referindo a vacina contra o sarampo que, segundos depois, chegaria ao braço do garoto. No colo do pai, Robson Brum Guerra, Gabriel, de olhos fechados, ainda sentindo o gosto da “gotinha”, a vacina contra a poliomielite, esperou.
- Não dói nada! – concordou, depois.
- Então agradece a moça e diz tchau. – incentivou o pai.

Ele agradeceu e se despediu com um sorriso no rosto. Assim como Gabriel, centenas de outras crianças foram levadas pelos pais aos postos de saúde da cidade no sábado (22), Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo que iniciou no dia 8 deste mês. O secretário municipal de saúde, Luiz Artur da Rosa Filho, comenta que o movimento, durante a manhã, foi considerado fraco. Durante a tarde, segundo ele, o movimento normalizou.

A meta é de que, até a sexta-feira, 11.346 crianças sejam vacinadas contra a poliomielite. Até o momento, 7.728 foram imunizadas. Já a meta para a imunização do sarampo é de 9.923 crianças. Dessas, 6.458 já foram vacinadas. “Há 25 anos não temos casos de sarampo e poliomielite graças a cobertura da vacina. O esforço é manter a imunização”, destaca o secretário.
Tradicionalmente, as campanhas acontecem na metade do ano. Em 2014, em virtude da Copa do Mundo, a vacinação foi deixada para novembro e, agora, segue até o dia 28.

Vacina contra a poliomielite
A vacina contra a poliomielite tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal de forma homogênea, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país. A meta mínima é vacinar 95% das crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Será utilizada a Vacina Oral Poliomielite (VOP) e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), indicada de acordo com o esquema vacinal para as crianças que estiverem iniciando ou completando o esquema de vacinação contra a poliomielite.

Vacina contra o sarampo
A vacina contra o sarampo tem a intenção de resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, a fim de garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país. A meta mínima é vacinar 95% das crianças de 1 ano a menores de 4 anos 11 meses e 29 dias. Será utilizada a Vacina Tríplice Viral e a Vacina Tetra Viral, se indicada para as crianças que estiverem iniciando o esquema de vacinação contra o sarampo.

Gostou? Compartilhe