Aconteceu nesta sexta-feira (21) o VII Seminário de Educação Infantil, o II Encontro do Fórum de Educação Infantil do Planalto (FEIP) e o II Encontro Encontro Proinfância: por uma educação infantil de qualidade para bebês. Os eventos, reunidos no Centro de Evento da Universidade de Passo Fundo (UPF), foram promovidos pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, em parceria com o FEIP.
A professora da Universidade de Santa Maria, Aruna Noal Correa, doutora em educação pela UFRGS, fez a palestra de abertura, que falou acerca da educação voltada aos bebês. Ela conta que a paixão pelos bebês foi o impulso para iniciar o trabalho que realiza hoje. “É fascinante saber que um bebê constrói o conhecimento e descobre o mundo ao seu entorno antes mesmo de nascer. Um bebê é um ser humano totalmente potente,ainda no útero da sua mãe”, salientou a professora.
A atividade reuniu cerca de 600 professores de escolas públicas e privadas da Educação Infantil de Passo Fundo e de outros 16 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMPLA). O evento teve como principal destaque a questão dos desafios de uma escola de qualidade para as crianças da primeira infância.
Para o secretário municipal da Educação, Edemilson Brandão, muitas das habilidades de uma pessoa se desenvolvem nesta fase, devendo portanto ser estimulada pelos profissionais envolvidos neste processo. “É sempre importante discutirmos a primeira infância no desenvolvimento do ser humano. Todas as grandes atitudes, valores e habilidades se formam na neste período. Por isso, o acesso da criança a uma instituição com esse cuidado garante um melhor acesso à cidadania”, destacou Edemilson.
A coordenadora do FEIP, Sussi Menine Gudes, salientou que é preciso compreender a criança como uma cidadã de direitos. “A partir dessa compreensão, ela passa a ter direito não apenas a uma vaga na escola pública, mas a uma escola de qualidade”, frisou.
Estrutura municipal
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Por isso, os espaços das escolas que oferecem a modalidade foram melhorados, os profissionais qualificados e a arte de cuidar e educar é aperfeiçoada a cada dia.
Desde 2003, a Educação Infantil é de responsabilidade do município, que assumiu na época as 23 creches existentes em Passo Fundo, com a responsabilidade de transformá-las em Escolas de Educação Infantil e mudar a forma como estes espaços eram vistos. Conforme a coordenadora de Educação Infantil, a professora Fabiane Placedino, a realização do seminário está dentro do Programa de Formação Continuada, que se propõe a qualificar ainda mais os professores que atualmente trabalham com crianças de zero a dois anos.
Para realizar este atendimento foram realizados dois concursos para professores e assistentes de Educação Infantil, eleições para diretores e inúmeras adequações dos espaços, além de ampliações e novas construções. Atualmente, são 29 escolas de Educação Infantil em funcionamento no município. A presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Corrales Garcez, ressalta a importância de um evento regional neste sentido. “A busca na qualidade da Educação Infantil deve ser constante. Essa atividade é importante também porque reúne profissionais de vários municípios para discutir os desafios para obtermos cada vez mais qualidade para as nossas crianças”, disse.