O Observatório da Juventude, Educação e Sociedade da Universidade de Passo Fundo (UPF) é um dos finalistas da quarta edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. A meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por Inclusão, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sob a coordenação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e com o apoio da Fundação SM.
O projeto da UPF foi inscrito na Categoria 3: A Formação, a Pesquisa e a Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos. Ela abrange experiências de inclusão da educação em direitos humanos nos currículos dos cursos de nível superior; pesquisas em nível de graduação e pós-graduação voltadas à educação em direitos humanos; e projetos de extensão universitária voltados à comunidade em geral, nos quais podem estar incluídos processos de formação continuada de profissionais.
O Observatório da Juventude busca manter interlocuções com escolas de Passo Fundo e da região, visando identificar e compreender as manifestações das violências e também identificar as potencialidades que possam ser trabalhadas de acordo com os princípios de uma cultura de paz. O surgimento do Observatório nasceu de uma demanda social expressa em dados de pesquisa no âmbito nacional e internacional que apontam para significativas expressões de violência às quais está exposta a população infanto-juvenil no Brasil.
O prêmio
O Prêmio tem como objetivo contribuir para a formação de uma cultura que defenda valores, atitudes e práticas sociais que respeitem os direitos dos cidadãos em todos os espaços da sociedade. Ao todo a premiação já contou com mais de 700 trabalhos inscritos de todos os estados da federação, apresentados por instituições públicas e privadas de educação básica e superior, além de secretarias estaduais e municipais de educação. Em 2014 serão mantidas as mesmas categorias das edições anteriores, premiando 10 projetos e destinando o 11° prêmio, menção honrosa, a experiências especificamente realizadas na área da educação indígena. Entende-se por essa temática todas as atividades de formação de educadores/as para uma atuação em Direitos Humanos vinculada à educação indígena.