Cidade Luz já instalou mais de 600 novos pontos de iluminação em Passo Fundo

A iniciativa, lançada em janeiro de 2013, tem a finalidade de dobrar a iluminação pública do município, até o final de 2016.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa Cidade Luz, desenvolvido pela Prefeitura de Passo Fundo, já instalou 640 novos pontos de iluminação na cidade. A iniciativa, lançada em janeiro de 2013, tem a finalidade de dobrar a iluminação pública do município, até o final de 2016.

O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, declara que as ações do programa são realizadas visando a melhora da segurança e do conforto de comunidade em geral. “No ano que vem, vamos dar continuidade as ações do Cidade Luz, testando novas tecnologias, sempre com a intenção de melhorar a vida das pessoas”, concluiu o secretário.

De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, Edson de Araújo, o programa já contemplou 23 bairros, além de reforçar a iluminação no entorno de 11 escolas em toda a cidade. As últimas ações realizadas pelo programa foram: acesso ao Bosque Lucas Araújo, onde a iluminação foi padronizada desde a Rua Coronel Chicuta (a partir do cruzamento com a Avenida Sete de Setembro até o final da Rua); Rua XV de Novembro, com a instalação de luminárias brancas no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua Uruguai; teste de luminárias de LED na Avenida Brasil Leste; e nova iluminação no interior da Praça do Bairro São Luiz Gonzaga e reforço da iluminação no entorno.

Ainda, conforme Edson, outras ações estão previstas, como o aumento da iluminação na Avenida Rio Grande; a implantação de luz branca na Rua Coronel Chicuta, no trecho entre a Sete de Setembro, na Avenida Brasil e na Rua Moron, no trecho entre a Benjamin Constant e a Coronel Chicuta; e iluminação de LED na Rua Independência, no trecho entre a Rua Bento Gonçalves e a Benjamin Constant.

O engenheiro esclarece que a licitação, necessária para a execução das obras no canteiro central, já foi realizada. “As obras precisam ser feitas antes da instalação dos novos postes e das luminárias”, explicou.

A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais relacionou todas as escolas que oferecem aulas no turno da noite, a fim de melhorar a iluminação nos locais. Segundo os responsáveis pelo programa, a expectativa de execução de melhorias em boa parte das escolas é ainda para 2015.

Gostou? Compartilhe