O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, em 1º de dezembro, é uma referência da união de forças de diferentes segmentos da sociedade para promover a conscientização sobre a doença. Em Passo Fundo, uma série de ações estão sendo promovidas pela Prefeitura de Passo Fundo.
Durante essa semana, as escolas recebem o Grupo Teatral Timbre de Galo, que apresenta relatos de pessoas portadoras do HIV/AIDS, a fim de sensibilizar os estudantes na prevenção da doença.
No dia 28 de novembro, a partir das 13h30min, no auditório da Vigilância Municipal em Saúde, os profissionais da unidade e do SOSA realizarão um seminário para discussão da epidemia. Entre os temas, serão abordados os conflitos que os portadores da doença e suas famílias enfrentam na sociedade, desde o ambiente escolar até o mercado de trabalho e em sua própria comunidade.
Ainda, no dia 04 de dezembro, a partir das 17h, na Praça Tochetto, serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C pela Secretaria de Saúde. A atividade está dentro da programação do Festival da Juventude, organizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, que também apoia o Protásio Festival, da Escola Protásio Alves. A ação é destinada aos alunos das escolas do município e comunidade.
Dados
De acordo com a Secretaria de Saúde, em Passo Fundo, de 2007 a setembro de 2014 foram notificados 1.042 novos pacientes com HIV/AIDS, sendo que 492 são residentes no município. Em crianças (menores de 13 anos) foram registrados 15 casos de residentes no município e, em gestantes, 134 casos de HIV positivo.
Desde 2013, os testes rápidos de HIV e sífilis são disponibilizados em todas as unidades de saúde do município. Para mais informações acera do vírus HIV e AIDS, converse com as equipes da Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.
Prefeitura segue com programação intensa na luta contra a AIDS
· 1 min de leitura