Centro POP inaugura amanhã

Assistência social : Local funcionará na rua Moron e atuará para a ressocialização das pessoas em situação de rua

Por
· 2 min de leitura
Centro POP está localizado na rua Moron, no bairro Boqueirão, e atenderá população em situação de ruaCentro POP está localizado na rua Moron, no bairro Boqueirão, e atenderá população em situação de rua
Centro POP está localizado na rua Moron, no bairro Boqueirão, e atenderá população em situação de rua
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) será inaugurado oficialmente na sexta-feira (28), às 17h30. É uma política pública oferecida pelo Governo Federal e gerenciada pelo município. O local possui sala de TV, sala de jogos, sala de convivência, espaço para oficinas e palestras, duchas, lavanderia e atendimento psicológico e social com uma equipe especializada para fazer todos os encaminhamentos necessários para as pessoas em vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar para as pessoas em situação de rua a ressocialização. O espaço está em funcionamento das 8h às 18h, na rua Moron, 2649, próximo a Igreja Assembleia de Deus, no bairro Boqueirão.

Passo Fundo possui cerca de 100 pessoas em situação de rua. “Os moradores de rua são aquelas pessoas que perderam todo o vínculo com a família e residem na rua. E há pessoas em situação de rua, que por algum motivo, por questões de drogas ou alcoolismo, estão na rua. Então, temos em situação de rua cerca de cem pessoas e, aproximadamente, 12 pessoas que são moradores de rua, que perderam todos os vínculos”, explicou o coordenador do Centro POP, Mauro Moreira.

O Centro POP conta com equipe especializada e atua em conjunto com outros órgãos. “Trabalhamos em parceria com a saúde, igrejas, unidades terapêuticas, Defensoria Pública, Ministério Público. O espaço atenderá a demanda pública de rua. Aquelas pessoas que estão pela praça e espaços públicos, porque não tem onde ficar, serão convidados a conhecer o Centro POP”, disse Moreira.

O serviço também possibilitará a realização de um censo da população de rua do município. O investimento para início das atividades foi de aproximadamente R$ 80 mil. A conquista deste centro de referência é considerada um marco para a assistência social. “Passo Fundo conseguiu antecipar o Centro POP porque tem gestão plena da assistência social. O município terá um centro que já existe em todas as grandes cidades do país. É um marco na política pública de rua do município”, declarou o coordenador do Centro POP.

O espaço oferecerá oficinas de cultura, de arte, de música e cursos profissionalizantes. “A intenção é mostrar para as pessoas que elas não precisam estar na rua. Através dessa referência para os moradores de rua vamos proporcionar a reabilitação dessas pessoas, que muitas vezes estão em situação de drogadição, de alcoolismo. O poder público dará todo o apoio necessário”, destacou o secretário de Assistência Social, Saul Spinelli.

O que é o Centro POP?
Unidade pública da Assistência Social para atendimento especializado à população adulta em situação de rua. O Centro Pop é um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O objetivo é proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, a organização, a mobilização e a participação social.



Gostou? Compartilhe