As mudanças adequações necessárias para implementar a mão-dupla na Rua General Osório, entre a Rua Mascarenhas e a Rua Benjamin Constant estão quase concluídas, atualmente a via só tem mão-dupla em um trecho. Para que a modificação possa entrar em vigor é necessário que os semáforos, que já foram instalados, sejam ligados à rede elétrica para poderem ser programados e começarem a operar. O serviço ainda não foi realizado devido a pequenos contratempos climáticos e de agendas entre a Prefeitura e a RGE que precisam agir conjuntamente nestes casos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, o objetivo é de que até o final desta semana os semáforos sejam ligados à rede elétrica e possam permanecer em sinal de alerta, amarelo piscante, até o início da próxima semana, quando serão programados para começar a operar normalmente. A partir disso também serão realizadas adequações nas sinalizações horizontal e vertical. “Esse é um serviço rápido, em um dia pode ser concluído”, pontua.
A instalação elétrica depende da Secretaria de Transporte e Serviços Gerais. O secretário responsável pela pasta, Cristiam Thans, informou que o trabalho de ligação dos semáforos já está sendo executado e a previsão de conclusão é para o final de semana. A presença da RGE é fundamental para que cabos de alta tensão sejam isolados e garantam a segurança dos trabalhadores.
Alterações
As alterações permitirão que a mão-dupla seja ampliada e torne a via uma alternativa para o deslocamento entre bairro e Centro sem que haja a necessidade de se utilizar a Avenida Brasil e, com isso, melhorar a fluidez do trânsito na região central do município. Para organizar o trânsito pela via, novos semáforos foram instalados nos cruzamentos com as ruas Benjamin Constant, Fagundes dos Reis, Capitão Eleutério, General Neto, Teixeira Soares e Capitão Araújo.