O prazo para imunização de bovinos e bubalinos de até dois anos se encerra no próximo domingo, 30 de novembro. No entanto, os agricultores que se enquadram no Pronaf e ainda não retiraram as doses da vacina na sede da Inspetoria Veterinária de Passo Fundo (Rua João de Césaro, 434), devem fazer isso até hoje, em função de ser o último dia útil do mês. Quem tiver dúvidas sobre como proceder pode entrar em contato com a Inspetoria pelo telefone 3316-5051.
Em Passo Fundo, segundo dados da Inspetoria, um rebanho de aproximadamente 5 mil animais deve receber a vacina. A retirada das doses gratuitas é permitida aos criadores enquadrados no Pronaf, com até 100 animais. Os que têm rebanho maior devem adquirir a vacina em casas credenciadas e proceder a imunização no mesmo período. Nesta etapa, devem ser imunizados animais que têm idade até dois anos. O rebanho total no município é de aproximadamente 16,5 mil animais.
Orientações
O produtor que for retirar a vacina deve levar caixa de isopor com gelo para acondicionar as doses. A vacina tem de permanecer em condições de temperatura adequada, caso contrário ela pode perder o poder de imunização. O produtor que vacinar os animais deve ainda respeitar as carências de trânsito que são de sete dias para animais que receberam a segunda dose da vacina e de 15 dias para os que receberam a primeira dose.
Os produtores podem ainda aproveitar a oportunidade para fazer a declaração complementar do rebanho. Esse registro é importante para que os dados do município se mantenham atualizados. Esse registro complementar pode também ser realizado durante o ano para que os números se mantenham fidedignos.
Estado
A estimativa é que sejam vacinados cerca de 5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos no Rio Grande do Sul. Na primeira etapa, que ocorreu em maio, a cobertura vacinal atingiu 98,3% do rebanho. Nesta fase, o Governo do Estado investiu R$ 3 milhões. Serão distribuídas 2,5 milhões de doses.