Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (01), na Casa Civil, o Governo do Estado assumiu o compromisso de retomar o processo de negociação com o Sindicato dos Servidores do Detran/RS e avaliar a pauta de reivindicações da categoria. A reabertura do diálogo foi condicionada ao retorno ao trabalho por parte dos grevistas.
Durante a tarde, reunida em assembleia geral, a categoria decidiu manter-se em estado de greve, retornando ao trabalho já nesta terça-feira, quando haverá reunião do sindicato com o Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) para o início das negociações. A reunião está marcada para as 16 horas na Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH). Os grevistas planejam uma vigília silenciosa durante essa rodada de negociações.
Quanto ao impacto da greve desta segunda-feira na realização dos exames, somente poderá ser avaliado amanhã, pois os examinadores têm 24 horas para lançar o resultado das provas no sistema informatizado. O Detran/RS orienta as pessoas que tenham sido prejudicadas na realização de suas provas que dirijam-se ao CFC (Centro de Formação de Condutores) para reagendá-las.
O diretor-geral da Autarquia, Leonardo Kauer, reitera a disposição do Governo para o diálogo e reafirma a normalização dos serviços a partir de amanhã.