Contrariando as previsões meteorológicas, a chuva não chegou ao Rio Grande do Sul no domingo (30) e nem durante a tarde de segunda-feira (1º), já que, conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, faltaram condições meteorológicas favoráveis, especialmente com relação a umidade relativa do ar. “A frente fria chegou ao Estado e tivemos um domingo e uma segunda-feira com nuvens carregadas e céu encoberto, mas devido a umidade do ar, a chuva não ocorreu”. A terça-feira (2), porém, terá, segundo o observador, pancadas de chuva ao longo do dia e rajadas de vento moderadas. Além disso, as temperaturas não devem ser tão altas, como aconteceu nos últimos dias. Mínima será de 16°C e máxima não ultrapassa os 25°C.
Na quarta-feira (3), a chuva deve continuar de forma fraca e o tempo começa a melhorar a partir da tarde. Temperaturas seguem amenas, ficando entre 16°C e 26°C. De acordo com Sampaio, na quinta-feira (4) o tempo volta a ser de céu claro e o calor também retorna, deixando as temperaturas elevadas na quinta, sexta e sábado.
Previsão para o Estado
Nesta terça-feira (2), conforme o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet RS), uma área de instabilidade atmosférica deixa o céu com muitas nuvens provocando chuva em todas as regiões, principalmente no Centro-Sul. A temperatura máxima deverá ocorrer na região Metropolitana 33°C e a mínima de 17°C na Campanha. Na quarta-feira o dia começa com muitas nuvens em todas regiões, porém no decorrer no dia a nebulosidade diminui na metade Sul e o sol predomina. Na metade Norte, áreas de instabilidade atmosférica organizam uma frente fria provocando chuva nesta região. Já na quinta-feira, com o estabelecimento da alta pressão atmosférica sobre o RS, a nebulosidade diminui no decorrer do dia e o sol aparece em todas as regiões. A temperatura volta a subir e a máxima ficará em torno de 31°C na Campanha e nas Missões.
Terça-feira será de instabilidade
· 1 min de leitura