Aventuras pelas águas do Jacuí

Projeto Navegar II será concluído na próxima semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Professores, estudantes e ecologistas participaram da 6ª etapa do projeto Navegar II Velejando pelas águas do Jacuí, realizado pela Escola Cecy Leite Costa e Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP). A intenção é percorrer toda a extensão do rio, desde a nascente, em Passo Fundo, até o Guaíba, em Porto Alegre. 

Parte deste trajeto foi realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, por um grupo formado por quatro pessoas. A aventura partiu de Espumoso até o Salto do Jacuí, incluindo parte da barragem do Passo Real, onde montaram acampamento em uma das ilhas da represa.

O grupo constatou que parte da barragem possui mata ciliar e as culturas são mantidas nas proximidades da água. Outro trecho do projeto foi percorrido no último final de semana. A segunda equipe partiu do Salto do Jacuí até a cidade de Cachoeira do Sul De lá passaram por duas represas, Colônia de Pescadores e a eclusa Fandango. Percorreram ainda a represa de Itaúba, em Pinhal Grande. “Esta área possui declividade com penhascos muito altos, cobertos por uma floresta bem preservada” observou Paulo Fernando Cornélio, um dos integrantes da equipe.

Ao final do percurso, o grupo realizou uma visita nas instalações da CEEE (setor operacional e engenharia). A
expedição seguiu viagem passando pela represa de Dona Francisca, no município de Agudo e Colônia de Pescadores, em São Lourenço. Em alguns pontos, o grupo identificou a retirada de areia, pesca e processo mecanizado para a cultura do arroz. As margens apresentam processo de ‘desbarranqueamento’ com a queda de muitas árvores nativas dentro de seu leito. Em outros trechos da margem a floresta é bastante consistente. O rio possui largura de aproximadamente 150 metros, com correnteza moderada e quedas de até quatro metros de altura. Perto da eclusa, o motor do barco apresentou problemas mecânicos e o grupo precisou remar por pelo menos dois quilômetros até o atracadouro da rua Moron, ponto tradicional de Cachoeira do Sul. A expedição deve ser concluída no próximo final de semana, com a chegada à usina do gasômetro, em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe