Com 16 passagens aéreas compradas para o carnaval, a estudante Cristiane Stocco foi surpreendida nesta terça-feira (1) com a notícia publicada pelo Jornal O Nacional sobre o cancelamento do voo diário e direto ligando os aeroportos Lauro Kortz, de Passo Fundo, ao Salgado Filho, em Porto Alegre. “Compramos as passagens em agosto e setembro, pelo site da companhia, que simplesmente ao cancelar a rota transferiu nossas passagens para São Paulo sem ao menos nos comunicar. Agora vamos pedir o reembolso porque não faz sentido passar o dia viajando pra chegar a Porto Alegre e depois pegar outro voo para Maceió”, relata.
A estudante ainda comentou sobre o voo até Curitiba, criado para substituir a frequência Passo Fundo - Porto Alegre. “Esta mudança acaba sendo um transtorno pra todos, prejudica nós consumidores, além de causar atrasos à cidade e à região. Sinto que, ao invés de buscarem alternativas para facilitar o deslocamento de pessoas entre as cidades do estado, estão dificultando cada vez mais. Um voo que leva em torno de 40 minutos, agora vai demorar mais de duas horas, sem contar atrasos que são rotineiros nos aeroportos do país”, comenta Cristiane.
Outras reclamações também chegaram à redação do Jornal O Nacional através das redes sociais, por telefone e por e-mail. O leitor Juarez Mercante disse que encaminhou uma reclamação à companhia aérea, que respondeu que a mudança acontecerá devido necessidades operacionais. Ao advogado Tiago Alexandre Beltrame, a resposta foi de que até o momento não havia nenhuma informação oficial a respeito e que o departamento responsável pelas operações periodicamente faz estudos dos trechos em que está operando para identificar a demanda. Oficialmente à reportagem, a Azul optou por não divulgar os motivos que levaram a decisão.
Indignado com fim da rota, o advogado Beltrame criou um evento intitulado “Queremos a manutenção dos voos diretos entre Passo Fundo e Porto Alegre”, que em poucas horas atingiu mais de 800 participantes. “Criei este evento para chamar a atenção das autoridades sobre este absurdo, pois uma companhia como a Azul não pode agir com tamanho descaso com seus clientes que usam frequentemente este voo, e não se trata apenas de descaso com os passageiros, mas sim com a cidade de Passo Fundo”, desabafou. O advogado, que costuma viajar com a operadora pelo menos duas vezes por mês, não acredita que a motivação possa ter sido em relação a demanda registrada nesta rota. “Sempre que viajei havia uma grande movimentação de empresários e executivos e em todos os voos no máximo sobrava um ou dois lugares. Não tem como entender esta conexão para Curitiba”, disse.
Azul em Passo Fundo
Segundo a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), mais de 35 mil passageiros utilizaram a rota que será cancelada no ano de 2014. O volume representa aproximadamente 30% de todo o volume de embarques e desembarques entre janeiro de novembro no Aeroporto Lauro Kortz.
A Azul, em nota oficial, não confirmou o volume de passageiros pelo terminal de Passo Fundo, porém informou que a decisão faz parte da estratégia da companhia que a média de ocupação de todos os voos da Azul é de aproximadamente 80%. Atualmente a companhia opera com cinco os voos diários com destinos a Porto Alegre e Campinas.
O cancelamento da rota para a capital gaúcha aconteceu menos de um ano após iniciar a comercialização do primeiro voo diário e direto entre Passo Fundo (PFB) e Porto Alegre (POA), ocorrido no dia 9 de dezembro de 2013. Em julho do mesmo ano, a Azul chegou iniciou a sua operação no Aeroporto Lauro Kortz com dois voos diários para Campinas, através do Aeroporto Viracopos. A partir do dia 2 de fevereiro, a Azul substitui a rota para Porto Alegre pela frequência com a capital paranaense, oferecendo assim uma conexão para Porto Alegre e outras cidades. A ligação será oferecida à tarde e realizada com turboélices ATR 72, de 70 assentos.
Autoridades querem reverter o cancelamento
A notícia surpreendeu também as autoridades de Passo Fundo. O prefeito Luciano Azevedo disse vai lutar pela permanência da rota por facilitar a chegada e saída na cidade. “Estamos buscando contato com a empresa para receber uma comunicação oficial das razões que motivaram esta decisão. Sabemos que a linha tem um grande índice de ocupação, por isso nos causa tanta surpresa. Se isso realmente acontecer a nossa ligação com a capital ficará inegavelmente prejudicada”, comentou.
O deputado e coordenador da Frente Parlamentar da Aviação Civil, Diogenes Basegio, também lamentou o fim da linha e disse que essa decisão vem na contramão do desenvolvimento. “Realmente lamentável a notícia sobre a decisão da empresa Azul em acabar com os voos diretos de Passo Fundo para Porto Alegre. Também faço uso desse roteiro semanalmente para meu compromissos na Assembleia Legislativa e os voos sempre estão cheio. Na semana passada estivemos na Secretaria da Aviação Civil, em Brasília, justamente defendo a urgência da construção do novo terminal devido ao aumento da passageiros que estão utilizando o terminal de Passo Fundo. Com certeza vou acompanhado dos segmentos representativos da cidade buscar mobilização para que essa situação seja revertida e os voos diretos permaneçam”, afirmou.
Para o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, a exclusão da linha para a capital vai prejudicar a intenção de tornar o Aeroporto Lauro Kortz em um polo aéreo, o que permitiria trazer para o terminal novos voos e conexões para outros destinos do país. “O voo para Curitiba é com certeza um ganho para os passageiros com a possibilidade de termos mais conectividade, mas precisamos melhorar a estrutura do nosso aeroporto para que ele se torne também lucrativo para as companhias aéreas. Iniciativas precisam ser feitas urgentemente e precisamos de todo o apoio para levar adiante estas melhorias tanto para as empresas, quanto para os usuários”, disse.