Vagas temporárias para o Natal serão menores neste ano

Previsão de queda nas contratações em até 80% em Passo Fundo está se configurando entre os lojistas. Dificuldade também está sendo encontrada na busca de pessoas interessadas nas vagas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Com o início do mês de dezembro e consequentemente o aumento no movimento do comércio, os lojistas optam, buscando atender a demanda esperada para o Natal, pela contratação de funcionários temporários. Em 2014, porém, o desempenho mais baixo na economia do país e a queda nas vendas do comércio durante todo o ano, estão interferindo na decisão de contratar. A previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo é de que o número de vagas neste ano seja até 80% menor do que o verificado no mesmo período em 2013. Segundo o presidente da CDL, Agadir Stramari, a queda é resultado de diversos fatores. “O motivo que levou a diminuição das vagas é a falta de uma perspectiva maior do empreendedor tendo em vista que o ano foi bastante complicado. Vários fatores, como a Copa do Mundo, a falta de frio e até mesmo as eleições, resultaram na baixa”, destaca Stramari

Além disso, segundo o presidente da CDL, mesmo com poucas vagas restantes, os lojistas ainda encontram dificuldades para contratar. “O mais curioso é que aqueles que estão tentando contratar estão achando dificuldades em conseguir profissionais para preencher as vagas. Isso acontece por vários motivos, entre eles o horário estendido e o fato da vaga ter um início e fim”, explica. Até o ano passado, o comércio de Passo Fundo vivia uma realidade bastante diferente. Todo final de ano, a maioria das contratações temporárias acabava se efetivando em empregos celetistas. Isso, porque a expansão nas vendas sempre se refletia em aumento no número de vagas.

Natal dos Sonhos
Buscando soluções para aumentar as vendas durante o Natal e reduzir os prejuízos anteriores, as lojas optam por liquidações e bônus para os clientes. O Natal dos Sonhos é realizado há alguns anos pela CDL e em 2014 vai iniciar no dia 8 de dezembro, próxima segunda-feira. A novidade da campanha deste ano é que serão sorteados 10 vales compras no valor de R$1.000,00 para os clientes que preencherem os cupons nas lojas participantes. “A ideia é fazer com que o mercado movimente, pois no momento em que a pessoa ganha o vale compras, o dinheiro retorna para o mercado gerando novas vendas, novos impostos e porque não, novas vagas”, salienta Stramari.

Outra aposta dos lojistas foi o chamado Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira, 28 de novembro, visando atrair os consumidores. “As promoções movimentaram toda a cidade e foram um absoluto sucesso. São eventos como esse que ajudam a melhorar a situação do comércio”, finaliza o presidente da CDL. Agora, a expectativa dos comerciantes é que, mesmo não gerando novas vagas, pelo menos por enquanto, os clientes aproveitem as novidades e promoções, ajudando a impulsionar as vendas.

 

Gostou? Compartilhe