Uma reunião com mais de vinte entidades de Passo Fundo definiu nesta quinta-feira uma comissão para negociar a manutenção da linha diária e direta da Azul Linhas Aéreas Brasileiras ligando os aeroportos Lauro Kortz, de Passo Fundo, ao Salgado Filho, em Porto Alegre. A empresa confirmou no início desta semana que solicitou à Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) o cancelamento dos dois voos diários a partir do dia 2 de novembro e, em contrapartida, pediu a inclusão de um voo entre Passo Fundo e Curitiba (PR), para fazer a conexão para Porto Alegre no seu retorno ao Estado.
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), no auditório do Sincomércio, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, do deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar da Aviação Civil, Diógenes Basegio, do vereador Márcio Patussi, empresários, passageiros da Azul e ainda representantes de entidades representativas do comércio, saúde, indústrias, alimentação, vestuário, construção civil, micro e pequenas empresas, advogados e associações de bairros. Entidades de outras cidades da região também serão convidadas à integrar a comissão.
A principal decisão tomada foi a elaboração de uma carta descrevendo a importância desta rota para toda a região Norte do Estado. A intenção é que uma comitiva representativa entregue este documento pessoalmente em uma reunião que deve ser agendada ainda neste mês de dezembro com a direção da companhia aérea. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, este movimento criado pelas entidades e pelos usuários da rota é importante para mostrar a força de Passo Fundo e região. “Precisamos liderar esse movimento para que Passo Fundo e toda e região não seja prejudicado com o cancelamento de voos diretos entre Passo Fundo e Porto Alegre. Temos um grande número de passageiros nessa rota e uma movimentação crescente em nosso aeroporto”, ressaltou o secretário.
O deputado Diógenes Basegio, que ficou como responsável pela intermediação com a Azul, lembrou que a companhia começou a operar no Aeroporto Lauro Kortz a partir da aprovação da redução da alíquota de 17% para 12% do ICMS do querosene para a aviação no Estado. “A empresa tem se mostrado extremamente satisfeita, tanto é que eles começaram a operar a partir de 2012 em Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas e os voos estão sempre lotados, especialmente os de Passo Fundo para a Capital, que mantém uma média de 85% de ocupação, o que é superior aos outros voos da companhia”, explicou.
O presidente da Acisa, Marco Matos, ressaltou que acredita que a decisão da companhia aérea faz parte da estratégia de mercado temporária da empresa, fortemente influenciada pela alta demanda de turistas para outras regiões do país nos próximos meses de férias. Por isso, ele acredita em uma reversão futura desta medida. “Acredito que o movimento criado pela sociedade em defesa do voo é legítimo e tem muita força, especialmente porque mostra que a conectividade que Passo Fundo tem com Porto Alegre é muito expressiva, ou seja, a população está utilizando muito este voo e isso é uma leitura que a companhia precisa fazer. Nossa proposta é sentar, ouvir os argumentos e conversar”, defendeu.