O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a suspensão temporária de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para migração de sistema nas Agências FGTAS/Sine, a partir da próxima segunda-feira (8). Entretanto, nas Agências FGTAS/Sine das cidades de Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, a suspensão da atividade será na sexta-feira, 12 de dezembro, às 12h.
O objetivo é viabilizar a implantação do novo sistema CTPS Web 3.0. A paralisação é necessária para a migração dos bancos de dados e de imagens da atual versão. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (4) pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE-RS), responsável pela emissão da CTPS.
Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas Agências FGTAS/Sine, que os enviam para confecção e conferência à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS).
A nova versão, que começará a ser implantada a partir de janeiro, consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação de dados com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o PIS/PASEP. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. A confecção do documento continuará de responsabilidade da SRTE-RS.