Senegaleses celebram líder religioso

Cheikh Amadou Bamba é apontado como o fundador da cidade religiosa de Touba

Por
· 1 min de leitura
Atividade será realizada na próxima quinta-feiraAtividade será realizada na próxima quinta-feira
Atividade será realizada na próxima quinta-feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A comunidade senegalesa de toda a região de Passo Fundo participa nesta quinta-feira, da confraternização em homenagem ao líder religioso Aamadu Bamba Mbákke. As festividades acontecem no CTG Osório Porto, a partir das 8h. No local será servido almoço com alguns pratos típicos do país africano. A cerimônia oficial será das 14h às 17. Também haverá apresentações culturais.

Cheikh Amadou Bamba é apontado como o fundador da cidade religiosa de Touba (significa felicidade), a segunda maior do país, atrás apenas da capital Dakar. O município é sede da irmandade Mouride, fundada em 1883, no próprio Senegal por Bamba. Os Mourides são muçulmanos e representam 75% da população daquele país. A confraternização é aberta à população.

Presidente da Associação dos Senegaleses de Passo Fundo, o advogado Luiz Alfredo Galas, explica que a data de celebração ao líder religioso é definida conforme a lua. “Este ano caiu em uma quinta-feira, portanto, pedimos uma atenção especial e compreensão dos empregadores para que eles sejam liberados do trabalho e que estas horas sejam compensadas posteriormente” afirma.

Saiba mais sobre Touba
Aamandu Bamba fundou Touba em 1887, um pequeno sítio santo isolado no deserto até a sua morte e sepultamento na Grande Mesquita, concluída em 1963. Desde lá, a cidade tem crescido em ritmo acelerado. Dos cerca de 5 mil habitantes na primeira metade da década de 60, saltou para mais de 500 mil no início dos anos 2000.

 

Gostou? Compartilhe