A tradição secular de representar o nascimento de Jesus com imagens de José e Maria, do menino na manjedoura e dos animais que o acolheram foi recriada por crianças de cinco a nove anos. A Maria grávida e uma zebra no lugar do cavalo foram algumas das simbologias usadas pelos pequenos que participaram de uma oficina realizada no Sesc de Passo Fundo, onde está aberta uma exposição de presépios da coleção da professora Mariane Loch Sbeghen até 19 de dezembro. Além das inusitadas interpretações, o material utilizado para a confecção das representações não é convencional. Eles utilizaram caixinhas vazias de medicamentos.
Conforme as acadêmicas do sexto nível do curso de Artes Visuais da UPF Amábile Scorteganha, Fabiane Girardi e Ana Caroline Agatti, que organizaram a atividade com orientação da professora Mariane, inicialmente as crianças visitaram a exposição montada no Sesc e puderam conhecer um pouco sobre como o nascimento de Jesus é representado em várias culturas por meio dos presépios de diversos países. A partir daí, iniciaram um momento de reflexão sobre a importância de valores como a família, por exemplo, e da reutilização de materiais e correto descarte. Com isso, as crianças tiveram a liberdade de criar o próprio presépio usando os elementos que preferissem. Todas as caixinhas de medicamentos utilizadas foram fornecidas pelo projeto de extensão da UPF, Uso e descarte correto de medicamentos.
A professora Mariane explica que a oficina teve entre seus objetivos o de despertar nas crianças a consciência sobre a importância de se preocupar com as questões ambientais. “Quando recebi o convite para expor no Sesc pensei em fazer a oficina para sensibilizar as crianças”, pontua destacando que a exposição foi uma forma de envolver as crianças. De acordo com ela, a intenção foi a de estimular as crianças para que usassem a criatividade e pensassem as próprias formas de representação e não oferecer a elas um modelo pronto. “O Natal é uma preparação, e nesse momento temos de refletir sobre a importância de não se perderem valores importantes como a união das famílias, por exemplo”, enfatiza a professora.
Exposições
Além da Exposição montada no Sesc, que conta com cerca de 100 presépios de diferentes países e produzidos com materiais diversos, outras duas exposições estão montadas em vitrines na Rua Moron e no Bella Cittá Shopping. Cada uma das exposições apresenta uma mistura de presépios de diferentes culturas e confeccionados com materiais que incluem desde o cristal e papel a sementes e lava de vulcão solidificada. Na UPF, no hall da Reitoria, também estão expostos presépios produzidos por acadêmicos do curso de Artes Visuais em diferentes materiais.