Motoristas devem estar atentos para troca de extintores

Equipamentos do tipo BC devem ser substituídos pelos do tipo ABC. A partir de 1º de janeiro de 2015 quem não estiver com equipamento adequado poderá ser multado, ter veículo retido e perder pontos na carteira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A partir de 1º de janeiro de 2015 todos os veículos deverão estar equipados com extintores de incêndio do tipo ABC. A definição está prevista em uma resolução do Contran que foi editada em 2004 e, posteriormente suspensa, sendo restabelecida em 2009. A resolução define a obrigatoriedade do equipamento para veículos automotores, elétricos, reboque e semi-reboque. Quem não cumprir a nova regra poderá ser multado, ter o veículo retido até a regularização e ainda perder pontos na carteira.

De acordo com o coordenador do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Passo Fundo Roberto Francisco Serraglio desde 2005 os veículos novos já têm saído de fábrica com os extintores adequados à nova determinação. No entanto, no caso de veículos usados essa troca depende do vencimento dos equipamentos. “Agora, a partir de janeiro de 2015 todos os veículos que estarão circulando deverão estar com esse tipo de extintor ABC”, reforça. Mesmo quem tenha extintores do tipo BC que estejam dentro da validade deverão efetuar a troca antes de 1º de janeiro de 2015. Os equipamentos antigos poderão ser encaminhados para as próprias lojas que vendem esse tipo de produto para que sejam destinados adequadamente.

Alteração

O equipamento antigo, o BC, combatia fogo apenas de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos, porém os veículos têm vários outros tipos de materiais, como estofados e borracha, cujas chamas não eram combatidas por aquele tipo de extintor. Serraglio destaca que o novo tipo exigido tem capacidade para ser utilizado nos diferentes tipos de chama em diversos materiais. “Quem não estiver com o extintor adequado pode ser multado em R$ 127,69, perder cinco pontos na carteira, além de ter o veículo retido até a colocação do novo equipamento”, alerta.

Além do extintor

O coordenador do CRVA alerta que para quem for viajar no final de ano, além do extintor de incêndio adequado deve estar com a revisão do veículo em dia. Ele ressalta que os cuidados com as partes mecânica e elétrica podem evitar diversos transtornos nas rodovias.

 

Gostou? Compartilhe