A primavera termina neste domingo (21) à noite e a partir das 21h03 chega o verão. As previsões para este final de semana indicam um tempo bastante típico da estação, com tempo abafado e virada do tempo, com chuvas passageiras e temperaturas mais amenas no início e no final do dia. Segundo o observador meteorológico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, neste sábado (20) o dia deve ser quente, com temperatura máxima de até 30°C e no final do dia pode chover em pontos isolados, com ocorrência de trovoadas e rajadas de vento. O motivo é a chegada de uma massa de ar fria.
Além das temperaturas elevadas, o verão se caracteriza pelas chuvas fortes e breves. Segundo previsão da estação, esse verão não vai fugir à regra e as precipitações frequentemente. “A chuva que vier é bem vinda, ameniza o calor e aumenta a umidade relativa do dar”, comenta. Até ontem, havia chovido apenas 35% da média do mês de dezembro e mesmo assim, o observador salienta que não há indícios de estiagem, já que a expectativa é que até o final do mês o volume possa aumentar. Para janeiro, a expectativa é que chova cerca de 140 mm, média para o período na região de Passo Fundo.
No domingo, a expectativa que a área de instabilidade ganhe mais força, com possibilidade de chuvas mais distribuída e de forte intensidade. A partir de segunda-feira (22), Sampaio explica que as temperaturas ficam mais amenas e sem chuva até a quarta-feira (24), véspera de Natal. A previsão é que a mínima fique entre 14°C e 16°C e que as máximas não ultrapassem aos 28°C. O retorno das chuvas pode ocorrer na quinta-feira (25).