Circuito Cultural UPF presenteia a comunidade com Concerto de Natal

Coro Universitário, Orquestra de Câmara, Núcleo Suzuki de Violinos e Grupo de Percussão UPF apresentaram repertório eclético com obras que permeiam do popular ao erudito

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Para celebrar as conquistas de mais um ano, a Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com o Ministério da Cultura e Prefeitura de Passo Fundo, por meio do projeto Circuito Cultural UPF, presenteou a comunidade de Passo Fundo e região com o tradicional Concerto de Natal. Na noite de quinta-feira (18/12) a Catedral Metropolitana reuniu centenas de pessoas para prestigiarem a apresentação do Coro Universitário, Orquestra de Câmara, Núcleo Suzuki de Violinos e Grupo de Percussão UPF. Os grupos apresentaram um repertório eclético que variou do erudito ao popular e emocionou os presentes.

Com coordenação artística do maestro Fernando Montini, as apresentações contaram ainda com a regência de Ademir Camargo, Gerson Werlang e GleisonWojciekowski. Para o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, o Concerto de Natal é uma forma que a UPF encontrou para celebrar as conquistas e também de agradecer a toda comunidade. “Uma apresentação que reúne um repertório rico como o organizado pelos grupos musicais da UPF é mais uma forma que a Universidade tem de demonstrar a sua inserção comunitária. Ao final de mais um ano, mais do que celebrar nossas conquistas, queremos dividir com a comunidade tudo de bom que alcançamos. Todo o esforço mobilizado pela Instituição só faz sentido quando os resultados são revertidos em benefícios de todos”, pontuou.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin, pasta à qual estão vinculados os grupos artísticos da UPF, destaca que ao longo do ano diversas apresentações foram realizadas. Recentemente, em parceria com o Sesc, cada grupo fez a sua apresentação individual de final de ano por meio do projeto Circuito Cultural UPF. "Temos um balanço bem positivo deste ano. Conseguimos fazer uma divulgação maior do Circuito Cultural UPF, conseguimos torná-lo conhecido e desenvolver várias ações com a comunidade fazendo com que a população usufruísse desse aspecto cultural que é tão importante para a formação humana", pontuou. Para 2015 o projeto passará por uma reestruturação com o objetivo de ampliar a participação da comunidade e estender as ações a outros públicos.

Conforme o diretor artístico do Concerto e do Circuito Cultural, o maestro Fernando Montini, o Circuito Cultural UPF teve um avanço significativo no ano de 2014. Por meio da captação de recursos foi possível desenvolver uma série de iniciativas, além de prospectar novas ações para o próximo ano. O crescimento dos grupos é outro destaque que pode ser conferido tanto no Concerto quanto nas apresentações individuais. "O Concerto tem um repertório um pouco diferente, contempla o erudito, popular, clássicos natalinos, mas também obras de cunho mais pedagógico que nos possibilitaram pensar tecnicamente no crescimento dos grupos", acrescentou. A apresentação na Catedral Metropolitana contou com a participação de aproximadamente 25 instrumentistas e em torno de 40 cantores.

A apresentação também contou com a presença da vice-reitora de Graduação da UPF Rosani Sgari, pelo vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira, pelo arcebispo metropolitano Dom Antônio Carlos Altieri, pelo secretário de Desporto e Cultura de Passo Fundo Pedro Almeida e pela representante do Itepa Celina Dalmoro.

Circuito Cultural

Para saber como colaborar com as ações desenvolvidas pela UPF e pelo Ministério da Cultura por meio do Circuito Cultural, acesse o sitewww.upf.br/circuito cultural.

Gostou? Compartilhe