Sistema de gestão é aplicado em propriedades rurais

Emater desenvolve trabalho com unidades de referência na região Norte do Estado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen está implantando um sistema de gestão, que servirá como instrumento e conhecimento coletivo para projetar, monitorar e avaliar sistemas de produção de base familiar nas diversas atividades desenvolvidas na região. Este trabalho envolve de forma integrada e participativa a Instituição, universidades, órgãos de pesquisa, cooperativas e famílias de agricultores.

O trabalho abrange os 42 municípios das regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Em cada município, pelo menos duas propriedades foram selecionadas, onde serão trabalhadas como unidades de referência. Até o momento, são 105 unidades de referência, que contemplam 22 atividades, como bovinocultura de leite, piscicultura, soja, milho, feijão, fumo, citricultura, uva, agroindústria, entre outras. A grande maioria das propriedades selecionadas, em torno de 96%, é constituída de até 30 hectares de área útil.

As unidades serão acompanhadas no âmbito social, ambiental, técnico e econômico. Através de um formulário e de uma planilha de controle as informações serão reunidas. Encontros de avaliação e planejamento serão realizados entre técnicos e pesquisadores, juntamente com as famílias. As visitas mensais servirão para os técnicos observarem e constatarem a realidade de cada unidade, a fim de gerar, em conjunto, alternativas e soluções visando à melhoria dos processos, que sejam coerentes com as condições socioprodutivas dos agroecossistemas.
A socialização dos resultados acontecerá em nível regional, entre as unidades de referências, e em cada município com os demais agricultores, através de reuniões técnicas e dias de campo. Este trabalho já está em andamento nos 42 municípios da região administrativa do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e na semana passada esta proposta foi apresentada a diversas entidades da região, com a intenção de propor uma parceria na execução do trabalho.

A reunião foi coordenada pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de sistemas de produção animal, Valdir Sangaletti, e contou com a participação do gerente do escritório regional de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo, dos supervisores e dos assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar da área social, de sistemas de produção vegetal, organização econômica e de recursos naturais.

Entre as entidades parceiras do projeto, participaram representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões, Universidade Regional Integrada (URI), Universidade de Passo Fundo (UPF), Embrapa Trigo, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau). O assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar na área do leite, Jaime Ries, e o coordenador estadual do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), Célio Colle, também acompanharam as discussões.
Como encaminhamento, ficou acordado que as entidades deverão apresentar, até o dia 30 de janeiro, o nome de um representante para fazer parte do grupo técnico. “Através desse processo coletivo buscamos inovar a forma de atuação dos técnicos de extensão rural, aproximando os pesquisadores do processo produtivo, gerando referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais, para qualificar o processo de tomada de decisão, contribuindo com a criação de políticas públicas que visam aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida e trabalho das famílias rurais”, declarou Sangaletti.

 

Gostou? Compartilhe