O ano novo deve se iniciar com tempo instável em Passo Fundo e na região. De acordo com os dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet nuvens carregadas devem ser registradas durante todos os dias desta semana. Por isso não estão descartadas pancadas de chuva por vezes forte em pontos isolados, principalmente entre a quarta e a quinta-feira. Durante a semana as mínimas ficam próximas dos 20ºC e a máxima pode alcançar os 32ºC na quarta-feira, de acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio.
A maior probabilidade de pancadas de chuvas será nos dias 31 de dezembro, 01 e 02 de janeiro. Nesses dias estão previstos temporais, principalmente nas regiões oeste e noroeste do Estado. Com isso se diminui o risco da ocorrência de temporais em Passo Fundo. Por outro lado, em função das condições meteorológicas apresentadas pode ocorrer a formação de nuvens chamadas cumulonimbus. Elas são caracterizadas por serem muito altas e poderem ocasionar pancadas de chuvas fortes, queda de granizo e rajadas de ventos em pontos onde elas se formam. Os períodos de chuva serão intercalados por momentos de melhoria.
Hoje as temperaturas oscilam entre 20ºC e 30ºC. Na quarta-feira a mínima fica próxima dos 21ºC e a máxima pode alcançar os 32ºC. Na quinta-feira a mínima se mantém próxima dos 20ºC e a máxima tem uma queda e deve ficar em torno dos 26ºC.
Neste mês de dezembro, o acumulado de chuva já está 11% acima da média prevista que é de 173mm. Apenas entre o meio dia do dia 26 de dezembro e às 9h do dia 27 choveu o equivalente a 76mm.
Estragos
A Prefeitura de Mato Castelhano realizou na manhã de segunda-feira (29) um levantamento dos estragos causados pelo temporal registrado em várias localidades do interior. A chuva forte e o granizo danificaram casas e lavouras de soja e milho. Em alguns pontos os estragos atingiram cerca de 80% das áreas plantadas.
Conforme o vice-prefeito Alexandre da Rosa pelo menos 15 casas precisarão ser recuperadas devido aos estragos causados pelo granizo nos telhados. As comunidades mais atingidas foram Butiazinho, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio dos Pobres e Rincão da Esperança. Além de casas e lavouras, danos também foram registrados nas estradas de chão devido ao grande volume de chuva. Com base no levantamento, a Prefeitura decidirá se irá ou não decretar situação de emergência.