Primeiro bebê do ano é um menino

Mateus Felipe nasceu de parto normal no Hospital São Vicente

Por
· 2 min de leitura
A previsão era que Matheus Felipe nascesse na próxima sexta-feira, 9.A previsão era que Matheus Felipe nascesse na próxima sexta-feira, 9.
A previsão era que Matheus Felipe nascesse na próxima sexta-feira, 9.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na madrugada do primeiro dia de 2015, Ana Carol da Silva Vargas e Luís Fernando Renner, de Carazinho, receberam o primeiro presente do ano que acaba de iniciar: com 2,395 kg e 45 centímetros nasceu, no Hospital São Vicente de Paulo, o primeiro filho do casal, e primeiro bebê do ano, Matheus Felipe. Com 32 semanas, Matheus chegou um pouco antes do tempo previsto, está em observação, mas passa bem. Além dele, até o fechamento desta edição, outros dois meninos nasceram e foram recebidos pelos pais no primeiro dia do ano.

Ana Carol e Luís Fernando estão juntos há pouco mais de um ano e, ainda que com surpresas, a espera pelo Matheus foi tranquila. “No início tive um pouco de sangramento, mas, no geral, foi uma gravidez tranquila”, comenta a mãe. A previsão, segundo os médicos, era que Matheus nasceria na próxima sexta-feira, dia 9, mas não foi bem assim: durante a última semana, os sangramentos voltaram a aparecer e Ana Carol foi internada. Na quarta-feira, foi transferida para Passo Fundo: “A bolsa já tinha estourado às 15h e como lá não tem a neonatal, viemos para cá. Mas era pra nascer na sexta que vem. Faltava uma semana ainda e por isso eu ainda não estava ansiosa, a gente não tinha se programado, eu não estava esperando”, comenta.

Quando chegou em Passo Fundo, antes das 22h, a mãe passou por todos os exames e procedimentos que identificariam o nascimento de Matheus. “Quando era 1h começou as dores, mas os médicos me disseram que ele não ia nascer ainda. Fui pra baixo do chuveiro por causa das dores e ainda comentei com a minha mãe: “Mãe, ele vai nascer agora!”. E ela também me disse que não porque só tinha 4 dedos de dilatação e tinham me dito que ele ainda demoraria de seis a sete horas para nascer”, conta Ana Carol. A dor se intensificou e às 2h35, Ana chamou a enfermeira para o exame de toque. “Já aparecia a cabecinha dele e aí a equipe veio me atender. Eu sei que entrei na sala do Centro Cirúrgico às 2h e às 2h41 ele nasceu!”, lembra.

Se Ana Carol não esperava que Matheus nascesse no primeiro dia do ano, os médicos também não: “Foi parto normal, mas nem os médicos acreditaram porque faltava tempo ainda. Quando ele nasceu, ele estava dormindo. Nem ele esperava nascer”, brinca a mãe. O sentimento de proximidade com o filho é o motivo da ansiedade a partir de agora. “Quando colocaram ele perto de mim, ele começou a cheirar, queria pegar a mão da gente. Mas logo ele foi pra CTI Neonatal. Ele só dorme, vi ele acordado apenas uma vez, é bem calmo. Esperamos que ele melhore, que ele vá logo para casa. A vontade é levar ele logo pra casa. Ainda não pudemos pegar ele, já que está em observação... só vimos, tocamos. Mas queremos pegar ele no colo”, anseia.

Matheus Felipe e Ana Carol estão bem, mas ainda não tem previsão para serem liberados. Segundo a maternidade do HSVP, ainda é preciso esperar as reações do bebê que já está respirando sem oxigênio.

Gostou? Compartilhe