Aguardada por muitos para refrescar os dias abafados e secos, como o da última terça-feira (6), quando a máxima chegou aos 31ºC em Passo Fundo, a chuva finalmente deu as caras na tarde desta quarta-feira (7). Porém, ao contrário do que se esperava, o dia seguiu quente e com a máxima ultrapassando os 30ºC. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o abafamento se dá pelo fato da temperatura estar associada a umidade relativa do ar, que nos últimos dias estava superior à 60%. “A sensação térmica é alta porque a umidade está elevada. Quando a umidade fica inferior à 40% o calor diminui, mesmo tendo temperaturas mais altas”.
Nesta quinta-feira (8), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e a previsão é de pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas em todo território gaúcho. Em Passo Fundo, a temperatura fica entre 20ºC e 29ºC. Na sexta-feira o cenário será o mesmo, com chuva por vezes forte em alguns horários e temperatura que varia de 20ºC até 30ºC. No final de semana os dias serão, segundo Sampaio, quentes e muito abafados, chegando as máximas aos 31ºC. Porém, a chuva segue e tanto no sábado, quanto no domingo, ocorrem pancadas. Além disso, o observador alerta para o risco de temporais e até mesmo queda de granizo de hoje até domingo em todas as áreas.
Tempo no Estado
Ainda na tarde de ontem a chuva avançou pelo Rio Grande do Sul e em algumas regiões já causou transtornos. Entre o km 414 e o km 418 da BR-386, em Montenegro, houve lentidão devido à queda de árvores em decorrência do vento forte. Nesta quinta-feira podem ocorrer temporais localizados principalmente no Oeste e na faixa Central, provocando elevados volumes de chuva. No sábado a instabilidade atmosférica se mantem devido ao avanço da frente fria e durante a manhã chove na metade Sul e em todo Estado ao longo do dia. A temperatura também estará elevada em todas as regiões, ficando superior aos 30ºC. No domingo o dia também será quente e no extremo Sul o sol aparece entre nuvens. As temperaturas estarão elevadas alcançando 30°C em diversas localidades e a máxima poderá atingir 35°C no Sudeste.
Chuva acima da média
Sampaio aponta ainda que no mês de janeiro as chuvas ultrapassarão, provavelmente, a média esperada para o mês, já que apenas nos sete primeiros dias foram 130mm, o que representa 86% acima da média. “Há vários meses estamos registrando chuvas superiores às medias, e em janeiro não será diferente. Foi muita chuva logo nos primeiros dias e até o próximo domingo devemos registrar ainda mais”, conclui o observador.