Qualificação da Educação Infantil é prioridade na UPF

Na área de ensino, a educação infantil de qualidade é estimulada durante a formação de professores para atuar com bebês e crianças de 4 a 5 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Promover a qualidade da educação infantil é um compromisso da Universidade de Passo Fundo. A Instituição disponibiliza o curso de Pedagogia há XX anos, e é responsável pela formação de grande parte dos profissionais e gestores da área atuantes em nossa região. Na área de ensino, a educação infantil de qualidade  é estimulada durante a formação de professores para atuar com bebês e crianças de 4 a 5 anos, bem como na formação continuada, por meio de cursos de extensão e pós-graduação. Na extensão, três projetos se destacam: o Espaço Lúdico, o Proinfância e o Fórum da Educação Infantil do Planalto.

Em funcionamento no Hospital São Vicente de Paulo há 12 anos, o Espaço Lúdico oferece atendimento lúdico-pedagógico a crianças internadas na pediatria e nos setores CTI, Oncologia e Quimioterapia. Por meio da iniciativa, os pequenos pacientes podem ter uma permanência no hospital mais agradável, sem abrir mão de momentos de descontração, jogos, brincadeiras, convivência e aprendizado, juntamente com suas famílias e cuidadores.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece assistência financeira aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. A UPF atua como parceira do MEC neste programa, e, junto com a UFSM, realiza assessoria e acompanhamento técnico e pedagógico nos municípios da região norte do estado.

O Fórum de Educação Infantil do Planalto (Feip), projeto de extensão desenvolvido pela Faed, promove discussões sobre as políticas nacionais para crianças de 0 a 5 anos, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil.

Para a professora da Faculdade de Educação (Faed) e coordenadora do Espaço Lúdico e do Feip, Sussi Menine Guedes, a UPF exerce papel fundamental ao propor a discussão sobre a implantação e implementação das políticas educacionais para a infância, estabelecendo uma relação próxima com os municípios da região do planalto, com vistas à formação de professores e qualidade da escola infantil. “A universidade é reconhecida enquanto instituição comprometida com a formação, pesquisa e qualidade na educação”, afirma. A atuação da professora Sussi em defesa da educação infantil foi reconhecida com uma homenagem do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, concedida no último mês de novembro.

Gostou? Compartilhe