Levantamento realizado pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) com as entidades associadas (26 mil empresas do Estado) aponta que as liquidações devem aquecer a partir da segunda quinzena de janeiro. Segundo o estudo, a maioria (53%) dos estabelecimentos comerciais já iniciou a temporada de promoções, mas 47% promete intensificar os descontos nas próximas semanas.
De acordo com 60% dos entrevistados, as liquidações já são tradicionais neste período, mas 33% acreditam que foram antecipadas este ano devido ao tímido desempenho das vendas de Natal. Na avaliação de Vilson Noer, presidente da entidade, as vendas de Natal e de Fim de Ano ficaram abaixo das expectativas, por isso os lojistas anteciparam promoções para o pós-Natal. "Além disso, normalmente no mês de fevereiro ocorre a liquidação das liquidações, ou seja, se preparando para lançamento das próximas coleções", acrescenta o dirigente.
O estudo mostra ainda que os principais produtos liquidados são aqueles que compõem o estoque e também roupas, calçados e acessórios de verão. Para Noer, o ano de 2015 terá uma presença muito forte de produtos não duráveis, em função da busca dos consumidores de bens de valores médios mais baixos. "Também por haver maior arrocho e redução nas concessões de crédito, prevista para este ano, a venda de bens duráveis torna-se mais seletiva", explica o presidente.