O Sebrae apresentou ao município proposta de parceria para realizar o Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A proposta foi feita durante encontro entre gestores do Sebrae o secretário Edemilson Brandão. A iniciativa é direcionada a professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tem como finalidade a abordagem de temas ligados ao comportamento empreendedor, protagonismo juvenil e a experiência de montar uma mini empresa sustentável.
O curso será dado aos professores, que no total frequentarão 45 horas de capacitação e estarão aptos a aplicar os conteúdos aos alunos, independentemente de suas disciplinas. “A ideia do Curso Jovens Empreendedores é apresentar aos aluns formas de desenvolver o gosto para o empreendedorismo e para que ele possa ser um multiplicador do aprendizado”, explicou a gerente regional do Sebrae, Maria Martins da Silva Meyer.
Para o secretário da Educação, Edemilson Brandão, a finalidade da proposta também é de disseminar a cultura empreendedora, o que considera importante para os alunos. “Se trata de uma iniciativa que dará frutos futuros, não é um projeto de curto prazo. É preciso pensar também na aproximação dos empresários desse tipo de proposta, para que o município se beneficie como um todo”, declarou o secretário.
Além dos objetivos já citados, orientar para a construção de um plano de negócios e incentivar a prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil, também estão entre as propostas apresentadas. A ação será desenvolvida através de Eixos Centrais, Temas Transversais e Temáticas, de acordo com cada ano trabalhado. No primeiro ano de implementação, o município não terá nenhuma despesa com o curso, que é realizado com recursos do Sebrae Nacional. Os participantes recebem, além da capacitação, material didático, acompanhamento para os professores formados e apoio na estruturação de um plano de negócios a ser desenvolvido pelos os alunos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, destaca que este é um caminho que propõe uma transformação no currículo escolar, e consequentemente no município. “Quando saímos do colégio e ingressamos na universidade, trilhamos um caminho direcionado para sermos empregados, nas mais diferentes profissões. Essa proposta pode mudar isso e contribuir para despertar o gosto pelo empreendedorismo nos mais jovens”. O próximo passo é a realização de um encontro com diretores das Escolas de Ensino Fundamental do município, a fim de divulgar a ação e mobilizar os professores para o curso. A reunião deve ser marcada para o início do mês de fevereiro.
Sebrae apresenta curso Jovens Empreendedores
· 1 min de leitura