O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, é referência no interior do estado em gestações de alto risco. Sua estrutura completa e equipe de atendimento especializado e humanizado fazem com que muitas mães de Passo Fundo e região escolham o HSVP, para dar à luz aos filhos. Conforme dados do Centro Obstétrico (CO), em 2014 nasceram 3199 crianças, 6,5% a mais que 2013, quando foram registrados 2991 nascimentos. Pelo terceiro ano consecutivo nasceram mais meninos, 1470 no ano de 2012 , 1517 em 2013 e 1652 em 2014.
A obstetra e Coordenadora da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HSVP, Dra. Giovana Donato destaca que a escolha do hospital é um momento muito importante para a futura mãe e a família. Segundo a especialista todos precisam sentir-se seguros, bem amparados e precisam observar as condições do hospital e as formas de atendimento. “Muitas mães escolhem o HSVP por ser o maior hospital da região, ser referência em gestação de alto risco e por possuir uma estrutura completa. Além disso, e não menos importante, escolhem o HSVP devido à sua equipe médica e de enfermagem, constituída de profissionais capacitados para atendimentos de baixa e alta complexidade”, enfatiza Giovana.
No HSVP em média, são realizados de oito a dez partos por dia. A obstetra relata que, ao chegar ao hospital a gestante é recebida na sala de admissão da maternidade, onde será avaliada a saúde da mãe e do bebê. Em seguida a mãe e seu acompanhante serão encaminhados para o centro obstétrico, onde a mãe ficará em trabalho de parto ou será encaminhada para a cesariana. “A recuperação pós-parto é dentro do CO, onde as mães, bebês e acompanhantes permanecem de 2 a 4 horas, período após o qual serão encaminhados para o quarto. Quando o parto é normal, a internação é por 24 horas, se cesariana, por 48 horas, se não houverem complicações”, completa Giovana, relatando ainda que durante a internação a mãe recebe orientações para amamentação e o bebê recebe toda a atenção necessária.
Nos planos da gravidez
Quando Cristiane Bernardi Fritzen e Luciano Fritzen de Nova Boa Vista, resolveram que teriam um filho, logo também pensaram em que hospital nasceria a criança. A escolha foi o Hospital São Vicente de Paulo, onde na madruga de quinta para sexta-feira, 16 de janeiro, nasceu o pequeno Davi Luiz. “Escolhemos o HSVP porque tínhamos segurança que aqui encontraríamos os recursos necessários e um bom atendimento. Se acontecesse alguma intercorrência, o hospital estaria preparado”, relata a mãe. Luciano conta que durante a gravidez, Cristiane precisou de cuidados e de internação, e que a atenção recebida lhes deu certeza de que tinham feito a escolha certa. “A equipe me apoiou muito, o parto foi tranquilo e nós estamos bem. A atenção e o atendimento fazem a diferença, não temos do que reclamar”, enfatiza Cristiane.