Dança em sala de aula

Projeto da Baillar Centro de Dança, premiado pelo Funcultura, leva, de abril a outubro, oficinas de dança para escolas públicas da

Por
· 2 min de leitura
Crianças de 8 a 13 anos serão envolvidas nas oficinas e, ao final delas, irão apresentar uma coreografiaCrianças de 8 a 13 anos serão envolvidas nas oficinas e, ao final delas, irão apresentar uma coreografia
Crianças de 8 a 13 anos serão envolvidas nas oficinas e, ao final delas, irão apresentar uma coreografia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dança, música e capoeira se transportam dos salões de dança para as salas de aula: premiado pelo Funcultura, entregue na noite de ontem, o projeto Oficina de Dança e Capoeira, da Baillar Centro de Danças, vai levar o universo da dança, durante sete meses, para escolas públicas da cidade. Promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, O Funcultura destina R$ 10 mil reais para produções artísticas do município e, através disso, busca valorizar a cultura que nasce, cresce e é apresentada nas ruas da cidade.

Nesse sentido, a Baillar busca se aproximar das escolas e propor uma nova forma de se movimentar. “O Funcultura é uma conquista importante para os cidadãos de nosso município e um reconhecimento para os artistas e instituições que trabalham com a arte em nossa cidade”, comenta Nara Marley Alessio Rubert, da Baillar. Ela acrescenta, também, que a atividade pode proporcionar o crescimento da criança no ambiente escolar. “Entendemos que a atividade de dança é lúdica e estabelece uma ligação muito positiva com crianças na pré-adolescência, que tem por instinto integrar-se com atividades que envolvem a dança e a música. Dança e capoeira desenvolvem espírito de organização, solidariedade e respeito, por necessitarem de regras e utilização organizada do espaço. Assim, além da atividade artística as crianças estão desenvolvendo-se como cidadãos”, completa.

Da capoeira a zumba

A proposta da Baillar é simples: estabelecer um cronograma paralelo ao currículo escolar, de abril a outubro, e envolver escolas públicas municipais – sugeridas pela Secretaria de Desporto e Cultura – em oficinas de dança livre, zumba, capoeira e expressão corporal que irão acontecer no turno inverso das atividades de sala de aula. “As aulas de dança e capoeira serão realizadas mensalmente, uma escola diferente em cada mês, e serão conduzidas por um instrutor especializado da Baillar”, explica Nara. Ao final de cada oficina, as crianças envolvidas irão fazer uma apresentação coreográfica com os resultados das atividades desenvolvidas.

Prêmio foi entregue na noite de ontem

Na noite de ontem, 10, oito projetos foram premiados com R$ 10 mil pelo Fundo Municipal de Cultura. “É a primeira edição do prêmio, um processo de apoio efetivo aos valores culturais do município e que deve ser consolidado”, comenta o prefeito Luciano Azevedo. Buscando ampliar o apoio e o incentivo às atividades culturais desenvolvidas pelos artistas da cidade, o Funcultura é uma reivindicação antiga da classe artística e, nesta primeira edição, contemplou projetos da área de teatro, dança, história e música. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, “é o início de um grande movimento para o acesso e ampliação da cultura dos passo-fundenses”. As iniciativas têm como principal local de produção e execução a cidade de Passo Fundo.

Conheça os projetos
Durante essa semana, o Jornal O Nacional apresenta todos os projetos selecionados pelo Prêmio Funcultura nas quatro áreas de atuação. Acompanhe!

Gostou? Compartilhe