Faccioli anuncia nomes de diretoras da SJDH

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O secretário de Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, anunciou oficialmente o nome da tenente-coronel Nádia Gerhard como diretora do Departamento de Justiça da SJDH e a advogada e técnica tributária Maria Elizabeth Rosa Pereira como secretária adjunta e diretora-geral da pasta. Também foi indicada Salma Farias Valencio como a primeira titular da Diretoria de Política para as Mulheres da secretaria.              

A tenente-coronel Nádia Gerhard ingressou na Brigada Militar em 1989 e no posto de major tornou-se a primeira mulher no Rio Grande do Sul designada para comandar um Batalhão da Brigada Militar no interior do estado (40º BPM sediado em Estrela). Nessa função teve sob sua responsabilidade administrativa e operacional o policiamento ostensivo de 11 municípios. Em 2012, já como tenente-coronel, viveu outro fato inédito. Foi a primeira mulher a assumir o comando de um batalhão em Porto Alegre, o 19º Batalhão de Polícia Militar, com atuação em toda a  zona leste da capital. Nádia idealizou, organizou e executou no RS a Patrulha Maria da Penha, projeto nacional ousado e pioneiro, no qual, pela primeira vez na história, uma Polícia Militar teve como objetivo agir no pós-delito (polícia restaurativa), protegendo as mulheres, vítimas de violência doméstica. Em 2013 recebeu o Troféu Guri, na sua 16ª edição, em evento na Expointer.  
              
Maria Elizabeth Rosa Pereira é advogada e técnica tributária da Secretaria da Fazenda estadual, onde exerceu funções de chefia administrativa e por 11 anos coordenou o Censo de ICMS dos municípios. Também foi diretora de Administração Geral da Secretaria da Fazenda e atuou como membro titular da Comissão Permanente de Licitações do Tesouro do Estado. Desempenhou atividades também na Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária e Cooperativismo onde foi diretora administrativa e financeira, diretora-geral substituta e chefe de gabinete. Na Procuradoria Geral de Porto Alegre foi chefe de gabinete, procuradora da equipe de pessoal estatutário, entre outras funções. 

Por seu trabalho na defesa dos direitos das mulheres a relações públicas Salma Farias Valencio será a primeira titular da Diretoria de Política para as Mulheres da SJDH. Ao anunciar o nome de Salma, o secretário reiterou que a  incorporação da antiga Secretaria de Políticas para as Mulheres à SJDH foi apenas uma modificação formal. As políticas visando à proteção e à emancipação das mulheres serão tratadas nesta diretoria. A diretora foi indicada pelo Colegiado Pluripartidário das Mulheres por um Rio Grande Melhor e é uma das fundadoras da Confederação das Mulheres do Brasil. Atualmente, é vice-presidente Região Sul do PMDB Mulher Nacional. Salma assume com o compromisso de trabalhar pela construção de uma nova visão de gestão pública buscando a proteção da mulher, sua afirmação, inserção e emancipação. 

Gostou? Compartilhe