Elaborado com a intenção de identificar as demandas reais relacionadas a mão de obra no município, o questionário desenvolvido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ACISA, Associação das Micro e Pequenas Indústrias de Passo Fundo (AMPIP) e SENAI, foi entregue recentemente por 50 empresários.
A ferramenta foi idealizada para auxiliar no oferecimento de cursos profissionalizantes direcionados à população, a fim de qualificar os profissionais para as vagas existentes no mercado. De acordo com o secretário Carlos Eduardo Lopes da Silva, de Desenvolvimento Econômico, o questionário identificou cerca de 1.700 profissionais que necessitam de qualificação. “Neste primeiro momento, identificamos essa necessidade, com o auxilio de 50 empresários de Passo Fundo, que responderam o questionário”, explicou Carlos Eduardo.
Durante um encontro que reuniu representantes da IMED, SENAI, SENAC, Anhanguera, UPF e outras empresas que trabalham na capacitação de pessoas em Passo Fundo, foram apresentados os resultados do questionário, a fim de motivar as empresas a criarem cursos de qualificação para as indústrias. “Até o final deste mês, os cursos serão anunciados e possivelmente já abriremos as inscrições para os interessados”, finalizou o secretário.