Prefeitura avalia manutenção de turno único

Decreto vence no dia 27 de fevereiro. Atendimento em turno integral já funciona na maioria dos setores do Executivo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“O turno único é quase uma exceção na Prefeitura de Passo Fundo”, afirma a secretária de administração, Marilise Soares. Adotado desde 2005, o turno único, das 12h30 às 18h30, nos últimos dois anos tem sido revertido para horário integral na maioria dos setores da administração municipal. Conforme a secretária, desde 2013, a atual gestão vem analisando, caso a caso, a os setores onde há maior demanda de atendimento nos turnos da manhã e tarde. “Começamos aos poucos a ampliar o horário nos setores que precisavam de um horário integral e a comunidade vem aceitando bem. Até então não recebemos reclamações”. As mudanças, foram publicadas através de decretos.

Atualmente, somente as secretarias da administração, planejamento, procuradoria e de finanças trabalham no turno da tarde, ou seja, das 12h30 às 18h30. Há alguns setores dessas secretarias atendem em turno integral, das 8h às 18h30, como o setor de IPTU, Protocolo e Cadastro Multifinalitário. Nas secretarias de Saúde, Educação, Semcas, Obras, Interior e Transportes, a maioria dos serviços de atendimento à comunidade acontecem durante a manhã e tarde e, muitos deles, sem intervalo ao meio dia.

Segundo a secretária, o decreto em vigência vence no próximo dia 27 de fevereiro. “Estamos analisando ainda se há necessidade de novas alterações para o ano de 2015”, diz. A desvantagem em ampliar o horário, conforme Marlise, é o aumento dos custos com transporte. “Somente neste mês de fevereiro, gastamos R$ 80 mil em vale transporte. Se voltarmos totalmente ao turno integral, o custo dobraria.  Uma outra desvantagem é a a suspensão do atendimento ao meio-dia, que tem bastante adesão pela comunidade, Por outro lado, o turno único gera economia de luz, água e café, por exemplo”, ressalta.

 

Gostou? Compartilhe