Todos os anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe alunos estrangeiros em seus cursos de graduação e pós-graduação. Neste primeiro semestre de 2015, 11 intercambistas iniciam seus estudos na Instituição. Oriundos do México e do Chile e da Espanha, Bolívia e República Democrática do Congo, eles foram recepcionados pela equipe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) e pelos coordenadores de curso na manhã desta quinta-feira (26/02).
Uma das novidades deste semestre são os alunos vindos para a Universidade por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), do Governo Federal. De acordo com a coordenadora da AAII, professora Maria Elisabete dos Santos, é sempre renovador para a equipe e para a UPF a chegada dos alunos estrangeiros. “É muito bom ouvir dos intercambistas que chegam o registro de que escolheram a Universidade de Passo Fundo em razão das boas referências repassadas pelos alunos que já estiveram aqui. Assim, ganhamos incentivo para recebê-los ainda melhor e oferecer toda a estrutura que a UPF dispõe”, pontuou.
O aluno da República do Congo cursará Farmácia, financiado pelo PEC-G. Motivado, Celestin Kabasele, 24 anos, ressaltou que está disposto a aprender a cultura e aproveitar todas as oportunidades que a UPF oferecer. “Primeiro, cheguei em São Paulo, depois, passei sete meses em Porto Alegre aprendendo a língua portuguesa. Agora, estou aqui para me adaptar, aprender e me formar. Quero voltar ao meu país e ser um bom profissional lá”, explicou.
Voltando para prosseguir os estudos
Três alunos farão seus estudos nos cursos oferecidos pela pós-graduação da UPF. Entre eles, Fernando Cuenca Rojas, da Bolívia. Em 2013, Rojas fez intercâmbio na UPF e concluiu seus estudos em Engenharia Civil e, em 2015, regressa para realizar o Mestrado em Engenharia.