Com um papel importante como centro de pesquisa e formação de profissionais em diversas áreas que são diretamente ligadas ou correlacionam-se com o agronegócio, a Universidade de Passo Fundo (UPF) estará presente na 16ª Expodireto Cotrijal, um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Na oportunidade, serão apresentados projetos e pesquisas que a Instituição desenvolve, e divulgadas informações sobre os serviços e cursos oferecidos.
A UPF participa do evento desde sua primeira edição e oferece um espaço interativo, com exposições e palestras para o público da feira. O estande da Universidade será o de número 517, localizado na rua B do Parque de Exposições. Com o tema “Negócios que inspiram o amanhã”, a 16ª edição da Expodireto Cotrijal acontece de 09 a 13 de março, em Não-Me-Toque.
Serviços na Expodireto
O Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro) estará presente na feira, com diferentes setores. Na área da piscicultura, estarão à mostra alevinos das espécies jundiá e lambari, e serão prestadas informações sobre atendimento aos produtores e sobre comercialização de peixes. Sobre a ovinocultura, haverá mostra de animais, com a exposição de exemplares de machos e fêmeas das raças Ile de France e Suffolk, além de um animal resultado da cruza das duas raças. Ainda, na área de apicultura, será apresentada a cera de abelha alveolada, que facilita a produção de mel.
O Hospital Veterinário (HV) da UPF fará apresentação dos serviços oferecidos em sua clínica. Dentre os materiais apresentados, o HV exibirá mostras de diagnósticos laboratoriais e por imagem, demonstrando o seu funcionamento e atendimento. Ainda, haverá a divulgação do programa Adote um Focinho, projeto da Instituição que promove a doação de animais abandonados pelos proprietários.
O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) também estará presente na Expodireto Cotrijal, com informações sobre os serviços prestados pelos 11 laboratórios da unidade, dentre eles o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle). O Laboratório de Físico-Químico levará amostras com ensaios de adulteração de leite, demonstrando questões relacionadas a fraudes no setor e repassando orientações a respeito. Ainda, o Laboratório de Nutrição Animal terá amostras de materiais de silagem, forragem, grãos, farelo e rações.
Exposições
O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) apresenta a exposição “Biodiversidade: preservação do ser humano”, destacando a biodiversidade e o que animais e plantas disponibilizam ao ser humano. Dentre os aspectos abordados, estão a fauna, com destaque para espécies que variam desde os insetos até os predadores; e a flora, dando-se ênfase às plantas espontâneas e não convencionais, que são altamente nutritivas, potencialmente medicinais e/ou ornamentais.
O serpentário da UPF terá mostra de animais. Serão levadas 12 serpentes, das quais sete peçonhentas e cinco não peçonhentas. A equipe do setor explanará aos interessados as diferenças entre as espécies e explicará o papel que esses animais têm na natureza, explicando, inclusive, questões relacionadas ao hábito de matar esses animais, que são importantes para o equilíbrio natural do ecossistema.
Laboratórios
O Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF atenderá produtores, técnicos e demais interessados, com palestras sobre plantas transgênicas na luta contra os insetos pragas, explanando dados sobre novas tecnologias em desenvolvimento, com professores do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. As palestras ocorrem nos dias 10, 11 e 12 de março, às 09h30min e às 10h30min, pela manhã, e às 14h e às 15h, à tarde, no estande da UPF. Ainda, o Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e outros materiais (Labsolos), da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), terá informações sobre coleta de solo, bem como realizará atendimento ao público, com esclarecimentos sobre as análises realizadas.