Palestra técnica traz inovações sobre o manejo de trigo para altas produtividades com qualidade

Evento realizado pela FMC Agricultural Solutions, em parceria com a Biotrigo, discutiu a importância da escolha das sementes e o novo panorama de manejo de doenças e pragas de trigo. Técnicos, agrônomos e produtores tiveram a oportunidade de visitar as novas instalações da Biotrigo em Passo Fundo.

Por
· 2 min de leitura
Evento promovido pela Biotrigo e a FMC reuniu produtores, técnicos e agrônomos da região de Passo FundoEvento promovido pela Biotrigo e a FMC reuniu produtores, técnicos e agrônomos da região de Passo Fundo
Evento promovido pela Biotrigo e a FMC reuniu produtores, técnicos e agrônomos da região de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Biotrigo Genética sediou nesta quinta-feira (5) a primeira edição da palestra técnica da FMC Agricultural Solutions sobre o manejo de trigo para altas produtividades com qualidade. Direcionado a produtores rurais, técnicos, agrônomos, pesquisadores de trigo da região de Passo Fundo, o evento trouxe palestrantes que abordaram diferentes temas relacionados à cadeia produtiva do trigo, como manejo de doenças e pragas, tecnologia e mercado.

A palestra do gerente comercial da Biotrigo, Lorenzo Mattioni Viecili, abordou a evolução da qualidade industrial das cultivares da empresa. “Pela primeira vez a Biotrigo está apresentando a performance de panificação de seus materiais. São informações que servem como subsídio para tomar a melhor decisão nesta safra, tanto para escolha de cultivar, quanto para o seu manejo”, explicou. A principal novidade apresentada aos produtores foi o TBIO Sintonia, variedade que chega nesta safra de 2015 para atender o aumento da demanda por cultivares de trigo que reúnam produtividade, qualidade industrial e segurança, demandadas pelo mercado. “Levamos o Sintonia aos moinhos para realizar testes e a qualidade industrial chamou a atenção. Independentemente de onde veio a amostra, desde o Rio Grande do Sul até o Cerrado, o resultado foi de excelente desempenho. Normalmente, cultivares andam bem no moinho ou no campo. TBIO Sintonia tem excelente performance em ambos. Por isto, acreditamos que será muito importante para a nossa triticultura”, comemora.

Soluções para o manejo

O coordenador de pesquisas de fitopatologia da Fundação ABC, Carlos André Schipanski, apresentou as principais doenças que afetam o trigo e orientou o produtor as técnicas de manejo que possuem ação mais eficiente de controle, como o Rovral, única dicarboxamida com registro para cultura do trigo, e que apresentou alta performance no controle de fungos nas pesquisas realizadas pela Fundação ABC nos últimos três anos.  “A partir do momento que o produtor coloca a semente no solo, 60% da safra já está definida, porque a escolha da semente é determinante. No entanto, uma vez que plantou o trigo, capriche. O trigo exige um alto investimento em um cenário de alto risco, mas que pode ser altamente rentável se cumprir o padrão de manejo exigido pela cultivar escolhida”, aconselhou o pesquisador.

Finalizando o ciclo de palestras do evento, o coordenador de desenvolvimento de mercado da FMC Agricultural Solutions, Robson Sandri, destacou a importância da pesquisa realizada pela Fundação ABC com fungicida foliar Rovral. “A Fundação vem desenvolvendo pesquisas importantes tentando encontrar soluções em controle para o complexo de manchas foliares em trigo. Receber o aval da empresa nos dá segurança no posicionamento do Rovral diante dos produtores, pela sua alta performance no controle e por entregar um resultado diferenciado em lavouras de alta tecnologia”, avaliou. Os ganhos em produtividade com o uso do Rovral tem oscilado entre 400 e 1.200 kg por hectare, de acordo com a cultivar e o manejo adotado. “Sem dúvida é uma ferramenta que veio para ficar e contribuir com o desenvolvimento da triticultura no Sul do Brasil”, finalizou Sandri.

Centro de Pesquisa Genética Biotrigo Genética

Após a apresentação técnica, os convidados participaram de uma visita às novas instalações da Biotrigo, localizada na Estrada do Trigo, em Passo Fundo (RS). Com a inauguração prevista para o primeiro semestre de 2015, o Centro de Pesquisa Genética, está localizado em uma área de mais de 14 hectares, onde foram instalados celeiros, estufas e modernos laboratórios de pesquisas para sementes, fitopatologia, qualidade e biotecnologia, totalizando um investimento de mais  de R$ 20 milhões.

 

Gostou? Compartilhe