Moradores reclamam de atrasos na entrega de correspondências

Falta de mão de obra é o principal problema apontado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Telégrafos

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Muitos moradores têm recebido correspondências depois da data estipulada para o vencimentoMuitos moradores têm recebido correspondências depois da data estipulada para o vencimento
Muitos moradores têm recebido correspondências depois da data estipulada para o vencimento
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Uma coisa que ninguém gosta: pagar juros. Pior ainda quando o aumento no valor das faturas acontece pelo atraso no seu recebimento. E é essa a reclamação de muitos moradores de Passo Fundo nos últimos dias: a demora na entrega de correspondências. “As contas que dependem do envio dos Correios chegam sempre após o vencimento, então a solução é encontrar outras maneiras de efetuar o pagamento para não pagar os juros”, afirmou o estudante Guilherme Machado, 20 anos. Segundo Guilherme, a situação de atraso vem acontecendo há alguns meses e, desde então, tem buscado outras alternativas para efetuar pagamentos. “Quando chega o dia do vencimento e vejo que as contas ainda não chegaram solicito o número do boleto para atendentes online, ou tento imprimir a segunda via das faturas, como telefone e cartão de crédito”, explica. Outro leitor, que preferiu não ser identificado e reside no bairro Lucas Araújo, também constatou o problema: “o carteiro passa na minha rua normalmente aos sábados, mas comecei a reparar que contas que venciam no dia 10, por exemplo, chagavam com até uma semana de atraso”, destaca.

De acordo com o secretário de assuntos jurídicos da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Telégrafos (Fentect), Evandro Leonir da Silva, o problema é decorrente de um déficit de trabalhadores nos Centros de Distribuições Domiciliares (CDDs), que aumentou ainda mais neste ano por causa de um programa de demissão voluntária, onde só no Rio Grande do Sul saíram cerca de 500 funcionários. “Os setores de triagem e entrega de postagens são os mais afetados com o problema. Falta material humano para triar e entregar toda demanda”. Para amenizar, o secretário frisa que o Fentect cobra novas contratações e a realização de um concurso público que preencha as vagas existentes.

Em Passo Fundo, são cerca de 80 carteiros divididos em dois CDDs, responsáveis pela entrega em toda a cidade. Conforme Evandro seria necessário pelo menos o dobro de funcionários. “É difícil atendar a demanda com essa quantidade de carteiros, por isso a primeira coisa que pedimos para a comunidade é que saibam que a culpa do atraso não é do carteiro, pois trabalhamos conforme a disponibilidade do dia”, explica.

O que fazer em caso de atrasos

Quando as correspondências chegam atrasadas, o Fentect pede que a comunidade entre em contato coma a Agência dos Correios mais próxima e faça uma reclamação. Porém o mais indicado é, assim que perceber a demora, anotar os prazos e buscar outras alternativas para efetuar pagamentos antes dos vencimentos. Entre as alternativas estão a impressão de segundas vias pela internet, e a solicitação dos códigos de barra por celular, e-mail, ou atendimento online.

 

 

 

 

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