A colheita da soja está se acelerando dia a dia e seguirá em escala crescente até meados de abril. Conforme dados da Emater Regional de Passo Fundo, divulgados por meio do Informativo Conjuntural, a colheita já chega a 30% da área cultivada com o grão, que nesta safra é superior a 548 mil hectares. A produtividade registrada até o momento é variada, oscilando entre 3 mil e 4 mil quilos por hectare, superando a expectativa inicial que girava em torno de 2,7 mil quilos por hectare.
A oleaginosa já colhida apresenta boa qualidade industrial. A taxa de umidade está entre 13% a 17% com matéria estranha e impurezas em torno de 1,3%. O Informativo destaca ainda que o fortalecimento do dólar diante do real está dando sustentação aos preços, compensando as quedas das cotações na Bolsa de Mercadorias de Chicago – CBOT. O preço da saca de 60 quilos no balcão está em R$ 63,00. No Estado, de acordo com o Informativo da Emater estadual, no final de ciclo tem se observado aumento na incidência da ferrugem asiática nas lavouras, obrigando os produtores a diminuírem o intervalo entre aplicações e não conseguindo controlar com total eficiência a doença.
Além da ocorrência da ferrugem, é possível observar grande retenção foliar por parte das plantas em final de ciclo. Segundo técnicos, dois fatores contribuíram para esta retenção: primeiro, a grande incidência de doenças radiculares impulsionadas pelo clima úmido e quente; segundo, pela baixa quantidade de chuvas que vem ocorrendo nesta parte final do cultivo. Somadas, ambas indicam pequenas alterações nas produtividades projetadas pelos produtores no meio do ciclo da cultura. Entretanto, esta quebra na expectativa dos produtores em nada altera a projeção de uma excelente safra para o Estado, que deverá colher mais de 14 milhões de toneladas do produto.