A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, com realização da Prefeitura de Passo Fundo e Câmara Municipal de Vereadores, concretiza um trabalho que vem sendo feito por dois anos, através de um grupo formado pela Guarda Municipal de Trânsito, vereadores, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, Centros de Formação de Condutores e voluntários, em busca de compartilhar ideias. Assim nasceu a 1ª Conferência Municipal em Defesa do Trânsito Seguro, que iniciou nessa quinta-feira (26) e segue até sexta-feira (27), no Centro de Eventos da Universidade de Passo fundo (UPF).
A abertura da conferência contou com representantes ligados à área, professores e alunos, a fim de incentivar o diálogo acerca da educação para o trânsito, um dos mais importantes movimentos para prevenir acidentes e criar um meio pacífico no trânsito.
Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, buscar uma alternativa para um trânsito mais seguro é pauta constante. “Todas as medidas que tomamos no governo é em conjunto com um grande grupo que representa a área, como o Grupo de Mobilidade Urbana da Prefeitura”, destacou.
Gonçalves também ressalta que as medidas buscam disciplinar o trânsito e resguardar a vida. “É preciso que, além das estatísticas, que são apenas números, possamos mostrar o valor de ações em prol da vida e do trânsito seguro, pois as estatísticas não mostram a dor da perda das famílias que sofrem com os acidentes”, ressaltou.
A criação de uma Política Municipal de Trânsito e o debate com a sociedade a respeito de medidas e ações que possam reduzir acidentes são objetivos da conferência, que tem uma programação com diversas abordagens, como momentos culturais, palestras, práticas de atendimento de urgência e emergência com orientações e programação paralela, como a exposição “Estatísticas Têm Rosto”, do Programa Vida Urgente; “Siga pela Vida”, do CFC Autotec e Hospital IOT; “Livro Brasileiro de Fiscalização de Trânsito”, de Fábio Melo; e o Curso Online de Segurança no Trânsito – Honda CETH.