Encenação da Paixão será na noite de sexta-feira

Na Catedral Nossa Senhora Aparecida grupo fará a encenação às 20h. Entrada é a 1 quilo de alimento não perecível

Por
· 3 min de leitura
Encenação deve ser acompanhada por centenas de pessoasEncenação deve ser acompanhada por centenas de pessoas
Encenação deve ser acompanhada por centenas de pessoas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Em diversas paróquias de Passo Fundo acontece nesta Sexta-feira Santa a encenação da Paixão de Cristo, considerado um dos principais momentos da fé cristã. Neste dia, os católicos celebram Paixão de Morte do Senhor que, segundo o padre Darcy De Carli, “é a entrega total por amor a nós, quando Jesus entrega a sua vida”. Além da encenação da Paixão, pela manhã, são realizadas as cerimônias onde é feita a Via Sacra, que corresponde à caminhada de Jesus até sua morte. O dia é ainda dedicado à colheita da marcela e bênção desta e de outras ervas medicinais.

Na Catedral Metropolitana, a encenação acontece às 20h e a entrada é um quilo de alimento não perecível. A atividade é coordenada pela Pastoral Cultural da Catedral Nossa Senhora Aparecida. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para a Pastoral da Solidariedade da paróquia. A encenação da Paixão de Cristo é uma Produção da Pastoral Cultural, com os grupos de jovens MCJ, MCC, CLJ, Grupo Ello Divino e voluntários.

No Sábado Santo, a celebração é a Vigília Pascal. “Essa é celebrada como a mãe de todas as vigílias. É a noite santa da Páscoa da ressurreição de Jesus, onde se acende o Fogo Novo, que recebe a bênção. É a luz do mundo, Jesus, que nunca se apaga em nossas vidas. E é a noite que abençoamos a água do Batismo e para que as pessoas podem levar para casa”, explica o padre Darcy. É comum que neste momento as pessoas levem água e velas de casa para ser abençoadas.

 

Programação na Catedral

Sexta-feira Santa (3/4)
9h – Via Sacra e bênção das ervas medicinais
10h30 – Via Sacra com a participação dos catequizandos e bênção das ervas medicinais
15h – Celebração da Paixão
16h – Procissão do Senhor Morto
20h – Encenação da Paixão

Sábado Santo (4/4)
20h – Missa Vigília Pascal

Domingo da Páscoa do Senhor (5/4)
Missas às 7h30, 9h, 10h30, 18h e 20h

Confira o que funciona e o que não funciona neste feriadão

* Supermercados
De acordo com a convenção coletiva de trabalho, os mercados, supermercados e hipermercados de Passo Fundo não abrem na sexta-feira (3), feriado. No sábado (4) o horário de funcionamento é normal. No domingo (5) estes estabelecimentos estarão novamente fechados.

Shopping Bella Città
O Bella Città Shopping Center funcionará em horários diferenciados nesta sexta-feira (3). A praça de alimentação e lazer do shopping funcionará das 11h às 22h. As lojas, incluindo o supermercado, não estarão abertos. No sábado, o horário é normal. No domingo (5), o horário da praça de alimentação e lazer é das 11h às 22h e a abertura das lojas é opcional. O supermercado estará fechado.

Coleta do lixo
Em virtude do feriado, nesta sexta-feira (3) não haverá coleta de lixo nos bairros onde o recolhimento é feito pela Codepas. No sábado (4), a coleta será feita normalmente. Já nos bairros onde a coleta é feita pela Via Norte, não haverá recolhimento na sexta-feira e no sábado.

Ônibus
Os horários das linhas de ônibus coletivos urbanos serão diferenciados neste feriadão. Na sexta-feira, serão adotados os horários de domingo. No sábado, permanecem os horários de costume para este dia da semana.

Cinema
As salas da Arcoplex Cinemas do Bella Città funcionam normalmente no feriado da Sexta-feira Santa. No sábado e domingo o horário de funcionamento também é normal.

Comércio
De acordo com a convenção coletiva, no feriado de Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa as lojas não podem abrir com colaboração de funcionários. No sábado, o horário de atendimento é normal.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país durante o feriado nacional de Sexta-feira da Paixão. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (6/4), sem incidência de multa. Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

 

Gostou? Compartilhe